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15/07/2009 - 00:00

Professores indígenas de Mato Grosso recebem diplomas pela Unemat

Por Jornal Oeste

Assessoria Lideranças indígenas, autoridades políticas, acadêmicas e convidados lotaram o ginásio Arlindo Buck, em Barra do Bugres (a 150 km de Cuiabá), nessa terça-feira (14.07) para presenciar um momento histórico: a colação de grau de 90 professores indígenas, por meio da Faculdade Indígena Intercultural, da Universidade do Estado de Mato Grosso. A cerimônia teve início com a apresentação de dança do povo Umutina, em agradecimento aos antepassados pela chuva e colheita. Os recém formados receberam o título de licenciados em Ciências Sociais; Línguas, Artes e Literaturas; e Ciências Matemáticas e da Natureza. A turma é composta por professores indígenas de 22 etnias de Mato Grosso, que atuam no Ensino Fundamental e Médio, nas escolas de suas aldeias. O presidente nacional da Fundação Nacional do Índio, Márcio Augusto Freitas de Meira, presidente do evento, afirmou que a formação superior desses jovens demonstra que a sociedade brasileira caminha no sentido de reafirmar a autonomia de seus povos. “A autonomia é o conhecimento que os povos indígenas têm para lidar com os seus próprios problemas e reafirmar sua identidade e cultura. O conhecimento não vem de fora, mas eles próprios transmitem seus saberes para seus filhos”, afirmou. As discussões sobre a formação de professores indígenas em nível superior começaram em 1992. Por meio de diferentes iniciativas, o projeto ampliou e fortaleceu suas ações. “O programa já havia se transformado em Faculdade ao mostrar maturidade para a qualificação dos povos indígenas. Agora, os desafios são ainda maiores para responder às demandas de formação continuada relacionadas à Educação Superior Indígena”, declarou o Reitor da Unemat, Taisir Karim, que na ocasião assinou a Resolução 018/2009, criando administrativamente a Faculdade Indígena Intercultural, vinculada ao campus de Barra do Bugres. Além da execução de cursos de licenciatura e bacharelado, possibilitando a formação em serviço de professores e profissionais indígenas, a Faculdade Intercultural objetiva a abertura de vagas em cursos regulares de pós-graduação lato e stricto sensu e administração do Museu Indígena a ser implantado. Para o coordenador geral, professor Elias Januário, a atuação da faculdade indígena ultrapassou a qualificação de professores. “Contribui para grande referência também em termos de produção científica e acadêmica”. Segundo ele, mais de 21 livros já foram editados, alguns deles escritos em português e língua materna indígena. “Esse material auxilia no trabalho nas escolas das aldeias, em forma de material didático”, afirmou. Também presente à cerimônia, o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, lembrou que a Unemat foi a primeira Instituição a oferecer graduação específica e despertou o Brasil para esta necessidade. “Atualmente, 14 instituições já oferecem curso para professores indígenas”. Segundo o secretário, está em discussão a abertura de mais um concurso público para professores índios. Já o secretário de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, reafirmou o compromisso de Governo em consolidar ainda mais a Faculdade Indígena da Unemat, com possibilidade de aumento de vagas na graduação e pós-graduação. Também estiveram presentes, o prefeito de Barra do Bugres, Wilson Francelino, o representante do Conselho Estadual de Educação, Geraldo Grossi, os pró-reitores Agnaldo Rodrigues (Graduação) e Carolina Joana da Silva (Pesquisa e Pós-graduação), diretores de institutos e faculdades. Faculdade Indígena- A 1ª turma de professores indígenas concluiu as atividades do curso, em junho de 2006, sendo realizada a Colação de Grau e a entrega dos diplomas de licenciados a 186 acadêmicos indígenas. Desenvolvido pela Unemat em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), de Ciência e Tecnologia (Secitec), Fundação Nacional do Índio (Funai), Prefeitura Municipal de Barra do Bugres. Unemat escreve história da Educação Superior Indígena em Mato Grosso O professor indígena Korotowi Taffarel, da etnia Ikpeng, iniciou curso de mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso em 2008. O docente se formou juntamente com 184 professores indígenas, em 2006, e agora compartilha da alegria de ver outros 90 indígenas concluindo sua graduação na Faculdade Indígena Intercultural, em colação de grau realizada nessa terça-feira (14.07), em Barra do Bugres. Ele afirma que dedica essa vitória com o seu povo e incentiva os colegas na busca de maior qualificação. “As coisas estão em movimento e o professor tem que se atualizar, de forma continuada”, aconselha. Sua atuação na docência começou em 1990, com alunos de Educação Básica, no Xingu. Na aldeia onde mora, estudou até o magistério, de onde só saiu para fazer o Terceiro Grau Indígena, na Unemat em Barra do Bugres, assim como a maioria dos formandos. Atualmente, atua na coordenação pedagógica da Escola Estadual Central Ikpeng e como professor auxiliar para os colegas na Faculdade Indígena. “A qualificação abriu mais a forma de trabalho com os alunos da aldeia e o planejamento das atividades, de forma interdisciplinar. As disciplinas não estão isoladas: história, matemática, tudo é linguagem, tudo se lê”. Diferentes histórias- Egressos como Korotowi Taffarel acompanharam a Faculdade Indígena Intercultural desde que a educação superior específica e diferenciada para esse público ainda era uma idéia em discussão em Mato Grosso. Os diferentes desafios, conquistas e lutas que escreveram essa história foram lembradas na aula da saudade, realizada em Barra do Bugres, nessa segunda-feira (13.07). Na ocasião, os formandos como Sergio, Valdivino Umutina e Tino Xavante, além de professores e técnicos prestaram homenagens. “Essa história é escrita por vocês: pelos que já concluíram e por aqueles que estão fazendo a graduação”, disse o Reitor, Taisir Karim. Em 1995 foi criado o Conselho de Educação Escolar Indígena (CEI/MT), que se constituiu num espaço de discussão, reflexão e luta pela Educação Escolar Indígena. Somente em 2001 teve início oficialmente o Projeto de Formação de Professores Indígenas (ainda 3º Grau Indígena), com a realização do vestibular e o início das aulas no mês de julho, para a 1ª turma dos cursos de licenciatura específica para a formação de professores indígenas. Em janeiro de 2005 tiveram início as aulas para a 2ª turma. Novas histórias- Durante o 2º Congresso Universitário da Unemat, realizado em dezembro do ano passado, foi aprovada a criação da Faculdade Indígena Intercultural, incorporando as ações relacionadas a Educação Superior Indígena. Nessa semana (14.07) foi assinada a Resolução 018/2009, criando administrativamente a Faculdade, vinculada ao campus de Barra do Bugres. “A Unemat passa a ser a grande referência na formação indígena. Não uma formação pronta, mas uma universidade de fato feita pelos povos indígenas”, comemora o coordenador, Elias Januário. Além da execução de cursos de licenciatura e bacharelado, a Faculdade Intercultural objetiva a abertura de vagas em cursos regulares de pós-graduação lato e stricto sensu e administração do Museu Indígena a ser implantado.
 
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