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06/11/2011 - 08:29

IFMT/Campus Cáceres sedia Conferência Municipal de Educação do Campo

Por Edna Pedro/Assessoria

Nesta quinta e sexta-feira (03 e 04/11) o IFMT /Campus Cáceres foi sede de debates em torno da construção participativa de políticas públicas para a educação do campo durante a I Conferência Municipal de Educação do Campo. Com base na temática “Desafios e Avanços para a Educação do Campo” o evento promovido pela Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação reuniu gestores, educadores, pais e alunos, de escolas e comunidades rurais de Cáceres. A Conferência teve entre os objetivos a construção de diretrizes e estratégias municipais para a efetivação das políticas públicas para educação do e no campo, com condições que promovam a inclusão social do campo. Outro propósito foi a institucionalização do Fórum Municipal de Educação do Campo, convocado e instalado pelo Secretário Municipal de Educação, Josué Alcântara, como instância consultiva de articulação, organização e acompanhamento da política municipal de educação do campo. Para o pai de aluno da Escola Municipal Buriti, Vicente Ferreira de Souza, da comunidade rural São Sebastião, o sonho de melhorias para o futuro dos jovens do campo está depositado na educação por meio de projetos construídos em cima da realidade do campo. Segundo ele, o diálogo feito em oficinas, seminários e audiências públicas realizadas nas comunidades rurais traz maior sentido para a conferência e aponta os desafios da caminhada. “ A expectativa é construir uma educação diferenciada para o campo com melhor condição para o ensino do campo e perspectiva de futuro melhor para a permanência de nossos jovens no campo. A educação é o caminho.” afirma Vicente . O diretor-geral do IFMT/Campus Cáceres Jair Cestari participou da abertura da conferência e destacou a responsabilidade que o campus tem com as demandas apresentadas na área da educação do campo. “ A nossa instituição nestes mais de 30 anos de atuação em Cáceres tem também como propósito construir um histórico de compromisso de educação tecnológica com as comunidades rurais. Essa dinâmica participativa que vem sendo construída pelos diversos atores da Educação do Campo aqui no município contribuirá também para o nosso trabalho”, afirma Cestari.
 
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