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07/06/2011 - 09:48

IFMT/Cáceres socializa experiências em seminário sobre Educação do Campo em Comodoro

Por Edna Pedro/Assessoria

Professores e alunos do IFMT/Campus Cáceres dos cursos técnicos em Agropecuária, Agricultura, Zootecnia, Florestal e bacharelado em Engenharia Florestal participaram, na última semana, do II Seminário de Educação das Escolas Municipais do Campo, no município de Comodoro. O evento reuniu pesquisadores, educadores do campo, pais e educandos para socializar as pesquisas e experiências e aprofundar o debate sobre educação do campo. Com base na temática Educação do Campo: integrando o projeto de pesquisa no currículo escolar, o seminário promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Comodoro partiu de abordagens, em palestras e mesas redondas, sobre o campo como um espaço de vida; O currículo das escolas do campo numa perspectiva de desenvolvimento sustentável; Como incluir o projeto de pesquisa no currículo escolar; e Metodologia de ensino nos projetos escolares. Entre as contribuições, o IFMT/Campus Cáceres desenvolveu oficinas pedagógicas a exemplo da ministrada pelo professor e coordenador de ensino do campus, Reginaldo Antonio Medeiros, mestre em Agricultura Tropical, sobre “O Currículo Escolar e os Recursos Naturais”. A oficina contou com a participação de alunos do campus dos cursos Técnico em Florestas e bacharelado em Engenharia Florestal . Em outra abordagem sobre 'curriculo escolar' o professor do instituto José Carlos Chabel, mestre em Ciência Animal, partiu da realidade do curso técnico em Zootecnia do Campus Cáceres para apontar caminhos sobre “Como trabalhar o projeto manejo do gado leiteiro no currículo escolar”. O servidor do campus, Vagner Aniceto Teixeira, mestre em Agricultura Tropical, coordenou a oficina sobre “como trabalhar o projeto horta no currículo escolar. A oficina contou com a participação dos alunos dos cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária do campus e do professor Márcio Cleis Gonçalves, mestre em Ciências Agrárias. No espaço para exposições de experiências sobre a interface entre teoria e prática, o IFMT/ Campus Cáceres apresentou o projeto de horta pedagógica desenvolvido nas escolas municipais das comunidades rurais do Limão, Sapiquá e Clarinópolis, em Cáceres. A atividade envolve os alunos do curso técnico em Agricultura do campus com a aplicação do conteúdo teórico e prático da disciplina de holericultura. Ao mesmo tempo, integra professores e alunos das escolas rurais utilizando a horta como ferramenta pedagógica para o aprendizado da matemática, geografia, biologia, literatura entre outras áreas do conhecimento. A experiência, desenvolvida em parceria com a Fundação Floresteca, foi apresentada no seminário por professores da rede municipal de ensino e pelo servidor do instituto, Vagner Aniceto Teixeira. Durante o evento, foi divulgada a Proposta Municipal de Educação do Campo de Comodoro. O texto foi construído em conjunto com as escolas do município, com base nas reflexões obtidas na primeira edição do Seminário de Educação do Campo, realizado no ano passado. O seminário contou com uma rede de apoiadores formada por instituições como o IFMT/Campus Cáceres, A Secretaria de Estado de Educação, Prefeitura e Câmara Municipal de Comodoro.
 
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