Notícias / Brasil

10/06/2009 - 00:00

Governo federal é o maior anunciante

Por Jornal Oeste

João Domingos Brasília-AE Com R$ 1 bilhão anuais, o governo federal é o maior anunciante do país, revelou o secretário-executivo da Secretaria da Comunicação de Governo (Secom), Ottoni Fernandes Jr., durante conferência sobre liberdade de imprensa, realizada hoje (9) na Câmara. Destes, R$ 700 milhões são para campanhas de mercado, com forte participação da Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, R$ 200 milhões para utilidade pública e R$ 105 milhões para campanhas institucionais. Ottoni Jr. afirmou que hoje a Secom trabalha com o princípio da mídia técnica, o que faz com que a participação dos meios de comunicação na propaganda e publicidade do governo federal seja proporcional à circulação ou audiência. Por isso, disse ele, hoje a Secom está atenta ao crescimento da mídia regional e popular, além da sindical. "Só o jornal da CUT (Central Única dos Trabalhadores) tem circulação de 450 mil exemplares por semana". Ottoni afirmou ainda que nos últimos anos os grandes jornais cresceram 2%, enquanto que os populares chegaram a aumentar 121,4%, com circulação atual de 1.189.090 exemplares. No mesmo debate, Júlio Ribeiro, da Agência Talent, e Judith Brito, presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e diretora superintendente da "Folha de S. Paulo" centraram suas críticas ao fato de hoje o Congresso querer regulamentar tudo o que trata da propaganda, esquecendo-se de que a área de propaganda já tem o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar). "Existem mais de 200 projetos de lei que versam sobre a tentativa de limitação da publicidade. Querem até a proibição de publicidade sobre alimentos", disse Judith.
 
Sitevip Internet