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08/06/2009 - 00:00

Marinha e Aeronáutica corrigem para 16 nº de corpos resgatados

Por Jornal Oeste

Artur Rodrigues Direto do Recife O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica divulgaram nota às 11h desta segunda-feira para informar que foram 16, e não 17, os corpos resgatados na área de buscas às vítimas e destroços do acidente com vôo AF 447. A informação foi corrigida depois de constatado o equívoco em relação número de corpos resgatados pela fragata Ventose, da Marinha francesa, que recolheu sete e não oito corpos, como foi informado anteriormente à coordenação das buscas. Por conta disso, a Aeronáutica e a Marinha informaram que, a partir de agora, só serão divulgadas informações sobre os corpos que forem resgatados por navios brasileiros. Além disso, os responsáveis pelas buscas também afirmaram que não divulgarão mais o sexo dos corpos encontrados. As informações foram fornecidas em entrevista coletiva nesta manhã, minutos após a divulgação da nota oficial. Os sete corpos que estavam na fragata Ventose foram transferidos para a fragata Constituição (brasileira) e deverão ser levados para o arquipélago Fernando de Noronha (PE). Na manhã desta segunda-feira, segundo os responsáveis pelas buscas, a fragata Constituição - que transporta os 16 corpos - estava a 688 km do arquipélago. A previsão é de que a fragata Constituição chegue às proximidades de Fernando de Noronha na manhã desta terça-feira. Os responsáveis pelas buscas, no entanto, ainda estudam alternativas para fazer o transporte dos corpos do navio para o arquipélago, já que, para que eles sejam retirados da fragata de helicóptero são necessárias condições meteorológicas favoráveis, o que não ocorre no momento. Assim que chegarem ao arquipélago de Fernando de Noronha, os corpos seguirão para Recife (PE) de avião, onde serão submetidos aos procedimentos de identificação. Tanto a Marinha quanto a Aeronáutica se recusam a dar prazos de quando os corpos chegarão ao Recife. A Marinha e a Aeronáutica confirmaram, até o momento, o recolhimento de centenas de pedaços da aeronave, entre eles, uma estrutura metálica de grande porte que se assemelha à cauda da aeronave. Não foi confirmado, no entanto, se a parte encontrada seria realmente a cauda do Airbus. Buscas prosseguem As ações de busca e resgate continuam concentradas nos pontos onde foram localizados os corpos. De forma paralela, a aeronave R-99 permanece realizando varreduras eletrônicas no intuito de identificar outros focos de destroços. De acordo com o tenente-coronel da Aeronáutica Henry Munhoz, o fato de não terem sido localizados novos corpos nesta segunda-feira não indica que os esforços tenham diminuído. "A condição de não se resgatar corpos não quer dizer que se parou de trabalhar", afirmou. A Marinha informou que há a possibilidade de mergulhadores serem usados nas buscas. "É viável usar mergulhadores e a Marinha já saiu equipada para isso", disse o capitão de Fragatas Giucemar Tabosa. Ele disse ainda que um submarino francês deve chegar para ajudar nas buscas no próximo dia 11. A operação de buscas conta com 14 aeronaves, sendo 12 da Força Aérea Brasileira (FAB) e duas da França. O Navio-Patrulha Guaíba está substituindo o Navio-Patrulha Grajaú, que retorna para Natal (RN). Dessa forma, os meios navais continuam compostos por cinco navios da Marinha do Brasil e uma fragata da Marinha da França. O acidente O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília). De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal. Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude. A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília). Especial para Terra
 
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