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24/03/2011 - 07:51

Escolas de Cáceres são contempladas com o Programa Mais Educação

Por Assessoria/PMC

Seis escolas da rede municipal de Cáceres foram beneficiadas pelo Programa “Mais Educação”, instituído pelo Governo Federal. Com uma estratégia de induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, o projeto tem como objetivo principal, aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar. Por meio do projeto, o Ministério da Educação (MEC), vem assessorando escolas com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) a ampliar suas jornadas diárias e reorganizar suas grades curriculares, oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral, além disso, promove acompanhamento pedagógico e fomenta debates em torno do Meio Ambiente, Cidadania e Saúde. As escolas municipais, Isabel Campos, Jardim Paraíso, Santos Dumont, Jardim Guanabara, Eduardo Benevides Lindote e Vila Irene, foram as contempladas e já desenvolvem atividades. A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Lúcia Faria Ortiz Lopes, explica que os alunos atendidos obedecem a alguns critérios como, estudantes que estão em situação de risco, em vulnerabilidade social e sem assistência, estudantes em defasagem idade/série, estudantes de séries onde são detectados índices de evasão ou repetência, estudantes com baixo rendimento escolar e àqueles atendidos por programas sociais do governo federal. “Infelizmente há critérios e não podemos atender todos os alunos, mas 50% dos estudantes destas seis escolas estão participando do “Mais Educação”, informa Ana Lúcia. Para Catarina Dimas da Silva Flores, diretora da Escola Municipal Isabel Campos, o programa veio em boa hora e recebe em dois períodos 200 alunos, que estão participando das atividades de dança, artesanato, karatê, judô, artes e apoio pedagógico. “É um ótimo projeto de cunho sócio-educacional que atende crianças e jovens, os tirando da rua e da vulnerabilidade e os atraindo para escola, onde ocupam o tempo ocioso com letramento, esporte, cultura e lazer”, avalia Catarina. Já o secretário de Educação, Josué Valdemir de Alcântara, se entusiasma com as propostas. Ele revela, que a administração procura desenvolver uma educação que extrapola os muros da escola e vincula o processo de ensino-aprendizagem à vida. “A comunidade e a cidade oferecem diferentes possibilidades educacionais e de construção de conhecimento, e este projeto, por meio da experimentação, da interação e, principalmente, da vivência fortalecem o desenvolvimento integral dos nossos educandos”, finaliza Josué Alcântara.
 
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