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15/03/2011 - 14:02

Procon de Cáceres promoveu 320 atendimentos em fevereiro

Por Clarice Navarro Diório

Hoje, Dia do Consumidor, o Procon de Cáceres funciona normalmente, das 8 às 18 horas. A unidade não fecha. Trabalha com duas equipes se revezando. Apesar de ser um órgão que funciona através de parceria entre o município e o estado, o Procon de Cáceres atende a todos os municípios da região, pois a próxima unidade fica em Pontes e Lacerda, a uma distância de 226 quilômetros. “Fechamos 2010 com 423 processos “, informa a coordenadora, advogada Ryvia Sodré de Souza. Estrutura precária, equipe reduzida e muito trabalho. São dezenas de pessoas que procuram o Procon todos os dias. São dois computadores, uma linha telefônica, um carro e oito funcionários. Nem internet tem. “Estamos agora com os processos para instalar internet e mais uma linha telefônica, a administração municipal já nos garantiu isso, e as coisas vão melhorar. O que podemos dizer é que, apesar das dificuldades, trabalhamos bastante e atendemos quem nos procura. Como tivemos dois fiscais que se aposentaram, estamos qualificando nosso pessoal para a fiscalização e contando com a parceria dos fiscais que fazem parte do quadro do município”-informa a coordenadora. Reclamações sobre telefones celulares com defeitos são as campeãs. Há também muita reclamação em relação ao valor da tarifa das contas de energia elétrica. Depois vem as contra empresas de telefonia, comércio de eletro-eletrônicos, rede bancária, empresas de empréstimos e idosos que procuram o órgão porque, incautos, se endividaram fazendo empréstimos e comprometendo praticamente todo o salário, na maioria das vezes a pedido de familiares, ou pior ainda, ludibriados por alguém da família. “Muitos acabam arcando com todo o ônus para não ter briga em família”-conta Ryvia Sodré. No mês de fevereiro último, o Procon Cáceres realizou 124 atendimentos de balcão, 115 orientações por telefone, 81 aberturas de processos físicos, 76 mediações por telefone, e encaminhou três processos não solucionados para o Juizado de Pequenas Causas. Hoje, quem procurar o órgão leva para casa um exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, um folheto guia do fornecedor, uma cartilha sobre superendividamento e a revista “As aventuras do Procópio e sua turma”, direcionada ao público infantil, que faz parte da metodologia que o Procon desenvolve na escolas. Não haverá atividades externas devido ao Dia do Consumidor. O Procon funciona em Cáceres na Avenida Getúlio Vargas,285, Centro, telefone (65) 3223-3268.
 
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