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02/06/2009 - 00:00

Sebrae quer que Cáceres crie o seu Convention Bureau

Por Jornal Oeste

Rita Comini Cuiabá Em 2008, Cuiabá recebeu mais de 30 mil pessoas que vieram à capital participar dos 20 eventos captados pela Fundação Pantanal Convention & Visitors Bureau ou com apoio dela. Esses turistas injetaram na economia local mais de R$ 30 milhões, alavancando uma ampla cadeia que envolve, entre outros, agências de viagem, hotéis, restaurantes, bares, transporte, comércio. A instituição já tem eventos já captados até 2012, entre eles o Congresso Brasileiro de Apicultura, Congresso Brasileiro de Medicina Legal, Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, em 2010, Congresso Brasileiro de Ornitologia, Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais de Bens, Serviços e Turismo e o Congresso Brasileiro da Melhor Idade, que ocorrem em 2011. Para 2012, já está confirmada a Convenção Nacional dos Alcoólicos Anônimos. Aos poucos, Mato Grosso vai ampliando sua participação no universo do turismo de eventos e o papel do Convention Bureau tem sido fundamental, bem como a existência e uma infra-estrutura adequada para esse fim, com destaque para o Centro de Eventos do Pantanal. Além da capital, duas outras cidades do Estado já montaram o Convention Bureau, Sinop (500 Km de Cuiabá), desde agosto de 2008, e Barra do Garças (509 km) que oficializou a organização em maio deste ano. O superintendente executivo da Fundação Convention & Visitors Bureau de Cuiabá, Omar Lins Canavarros, explica que as duas cidades receberam apoio do Convention da capital e que outros municípios estão sendo estimuladas a criar seus conventions, como Cáceres, a 225 km da capital e uma das portas de entrada para o Pantanal. Ao informar que existem no Brasil mais de 110 cidades que possuem o Convention Bureau, ele ressalta que a instituição congrega empresas do segmento de turismo e cuida da divulgação dos destinos e faz a captação de eventos. Segundo ele, o Convention de Cuiabá divulga os destinos turísticos do Pantanal, Chapada dos Guimarães e Nobres, provocando um impacto econômico positivo em toda a região. "O Convention Bureau é a bola da vez para o desenvolvimento do turismo", afirma convicto, mas reconhece que o número de participantes é reduzido (45 empresas) atribuindo isso ao fato de a idéia de associativismo ser ainda pouco difundida entre o empresariado brasileiro. Ele destaca o apoio dado pelo Sebrae/MT ao Convention Bureau. Apoio esse confirmado pelo superintendente da Instituição em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro. "No projeto de estruturação do turismo, o Sebrae vai dar preferência para trabalhar com as cidades que tenham o Convention Bureau ou que estejam em processo de montagem da organização". Segundo ele, o Convention Bureau abre oportunidades para as cidades que têm apelo de turismo de laser para que explorem também o lado de eventos uma vez que esse é o tipo de turismo que mais deixa recursos. "Temos que ter eventos municipais, estaduais, nacionais e internacionais e o caminho natural para isso é através do Convention Bureau, que tem agilidade e ligação com todo o trade", afirma José Guilherme.
 
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