28/01/2011 - 22:18
Defesa Civil do Estado, prefeitura e Corpo de Bombeiros farão campanha de alerta contra enchentes
Por Da Redação
A Defesa Civil do Estado estará realizando uma ação conjunta em Cáceres denominada: “Campanha de Prevenção e orientação para eventos hidrometeorológicos”. O evento ocorrerá no período de 31 de Janeiro a 05 de Fevereiro, com os seguintes objetivos:
. Campanha preventiva para eventos de enchentes e alagamentos;
. Campanha de Combate a Dengue;
. Mapeamento das áreas de riscos por processo hidrológicos (zona urbana).
Para tanto, integrar às equipes de trabalho do evento e coordenação esta 2ª CIBM com os órgãos de apoio que são a Prefeitura Municipal de Cáceres, a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Ação Social e a Cruz Vermelha.
CAMPANHA DE PREVENÇÃO E MAPEAMENTO DE ÁREA DE RISCO NO MUNICIPÍO DE CÁCERES
Gerência de Capacitação e Mobilização Comunitária - GCMC
Objetivos específicos para o período operacional:
• Mobilização dos meios de comunicação;
• Campanha preventiva para eventos hidrometeorológicos;
• Campanha de combate a dengue;
• Mapeamento das áreas de riscos por processo hidrológicos (zona urbana)
1ª Ação – Reunião: Apresentação do plano de trabalho para órgão parceiros
Corpo de Bombeiro Militar de Cáceres
Prefeitura de Cáceres
Defesa Civil Municipal - COMDEC
Secretaria de Municipal de Saúde
Secretaria de Municipal de Ação Social
Escritório Regional de Saúde
Cruz Vermelha
Data da Reunião: 31 de janeiro
Local: Quartel do Corpo de Bombeiro
Horário: 14:00 horas
Estratégias:
Entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, COMDEC, Prefeitura (secretarias apoio), Secretaria Estadual de Saúde. Solicitar ao Corpo de Bombeiros um espaço na rádio, TV, e outros meios de comunicação disponíveis. Externar ao publico alvo da campanha como será realizado as atividades. (Leandro e Mário)
Reunir os órgãos de apoio para repassar o plano de trabalho. Segunda (31/01), no período matutino. (Leandro e Mário)
Reunir os presidentes dos bairros que serão mapeados. Verificar com os mesmos os problemas relacionados aos processos hidrológicos. Reunião acontecerá na segunda feira (31/01), no período vespertino. (Mário).
A campanha será focalizada somente nos bairros que serão mapeados. Sendo assim, a ação preventiva consistirá na entrega dos panfletos de orientação sobre eventos adversos por processo hidrológico. No final da ação, o responsável pela campanha repassará uma quantia significativa para a COMDEC que dará continuidade a campanha abrangendo o restante da zona urbana. O gerente de mobilização passará algumas orientações sobre os eventos hidrometeorologicos nos principais meios de comunicação do município.
O mapeamento de risco será efetuado por 6 equipes compostas por 6 agentes. Ressaltando que em cada equipe terá um agente de defesa civil para coordenar. O fluxo de mapeamento será em 6 bairros diários, pressupondo uma media 100 famílias cadastradas por cada equipe. O oficial de ligação entrará em contato com os órgãos de apoio, verificando se há dados dos bairros afetados por eventos adversos.
Bairros que irão ser contemplado pela operação
1. COHAB VELHA
2. VILA MARIANA
3. CIDADE ALTA
4. CAVALHADA I, II E III
5. VILA ESPIRITO SANTO
6. VILA IRENE
7. JARDIM IMPERIAL
8. JARDIM DAS OLIVEIRA
9. OLARIA
10. BETEL
11. QUEBRA PAU
12. RODEIO
13. GARCEZ
14. MASSA BARRO
15. SÃO JOSÉ
16. CENTRO DA HISTORICO DA CIDADE
As informações de Leandro Oliveira, gerente de capacitação e mobilização comunitária e do tenente Abenildo Ribeiro da Silva, responsável pela articulação dos meios de comunicação.