Notícias / Futebol

06/12/2010 - 07:49

Sem dinheiro, Araguaia e Xavantina não devem disputar o Estadual de 2011

Por Luiz Esmael

O Campeonato Mato-grossense de 2011 pode ter duas baixas. Dos 13 clube confirmados no Arbitral Técnico, dois deles já ensaiam abandonar a disputa. Araguaia, campeão da Copa Mato Grosso de 2008 e o Nova Xavantina, que conseguiu o acesso à Primeira Divisão conquistando a Segundona, devem abrir mão da disputa. Ambos alegam dificuldade financeira para entrar no principal torneio de futebol de Mato Grosso.

Apesar de ter enviados representantes no Congresso Técnico, os dois times pediram prazo de dez dias para decidirem sobre a participação no Estadual. Por sua vez, o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione, estipulou até o próximo dia 10, na sexta-feira, para receber a definição.

Mesmo sem oficialização das duas equipes, nos bastidores, comenta-se que tanto Araguaia quanto Nova Xavantina vão pedir licenciamento. No caso de Xavantina, a equipe encontra dificuldade em atender às exigências do novo Estatuto do Torcedor, que cobra estrutura nos estádios de futebol de todo o Brasil.

Como obteve o acesso, o time pode ser substituído pelo terceiro colocado da Segunda Divisão. Neste caso, a vaga pode ser preenchida pelo Serra, de Tangará da Serra. Mas o clube também não vive um bom momento financeiro, além do seu estádio, o Mané Garrincha, necessitar de uma grande reforma para receber jogos do Mato-grossense.

Pelo índice técnico da Segundona, outro que pode ser contemplado em caso de desistência do Nova Xavantina é o Primavera, de Primavera do Leste. O time caiu ainda na primeira fase do campeonato, mas possui condições estruturais para estar na Primeira Divisão. Seus dirigentes aguardam com certa ansiedade a desistência do Xavantina para ser contemplado com a vaga.

Já no caso do Araguaia, não há quem possa substituí-lo. Carlos Orione já descartou a possibilidade de convidar algum clube para fazer parte da elite do esporte no Estado. Segundo o dirigente, entrar na Primeira Divisão só mesmo através da Segunda Divisão.

A direção da entidade está aguardando a oficialização das duas desistências para elaborar um novo regulamento do Mato-grossense do ano que vem. É que o critério no número de rebaixados pode ser alterado.

No Arbitral, ficou decidido que os dois últimos colocados dos Grupos A e B vão descer à Segunda Divisão. A primeira chave é formada por Luverdense, Mixto, Operário, Cuiabá, Sinop e Sorriso. A segunda tem Vila Aurora, União, REC, Araguaia, Nova Xavantina, Barra do Garças e Crac de Campo Verde.

O presidente da FMF Carlos Orione foi procurado pela reportagem, mas não foi localizado para comentar sobre o assunto. O seu telefone estava desligado.

O Mato-grossense de 2011 está previsto para começar no dia 28 de janeiro com o jogo entre Sorriso e Operário, no estádio Egídio Preima.

 
Sitevip Internet