Notícias / Mato Grosso

05/12/2010 - 11:25

Diário de Cuaibá destaca em editorial o esforço de Cáceres para se consolidar como pólo turístico

Por Diário de Cuiabá

Turismo rural

Por iniciativa da empaer local, Cáceres promoveu o “I Encontro Mato-grossense sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar”, evento que teve apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), da Universidade do Estado (Unemat), prefeitura anfitriã e de municípios da região. O encontro sobre essa modalidade de turismo aconteceu entre 30 de novembro e 2 deste mês, e contou com expressiva participação do segmento a que se destinou e de autoridades.

A Empaer foi extremamente feliz ao idealizar tal encontro, porque o tema por ele abordado é altamente revelante para a economia mato-grossense e, de modo especial, para o trabalhador que se dedica à agricultura familiar, quer seja em projetos de assentamentos ou não.

O potencial do turismo nas pequenas propriedades rurais é imensurável e o trade turístico ainda não ocupou esse nicho de mercado, que em Mato Grosso está totalmente aberto à exploração em todas as regiões, ecossistemas e biomas.

Cabe ao governo motivar e qualificar o trabalhador da agricultura familiar para o turismo específico em sua área de atuação, e criar políticas públicas para fomentar essa atividade em parceria com operadoras de turismo e o trade do setor como um todo.

Se os elos dessa cadeia forem despertados para a lucratividade de se explorar essa área, certamente Mato Grosso ganhará importante fonte de renda e de geração de emprego. O desenvolvimento da atividade turística também significa constante divulgação das belezas do estado por parte dos turistas, o que resulta em efeito cascata positivo.

A pluralidade na composição da população mato-grossense permite que numa mesma região rural o turismo tenha diversas vertentes. Ou seja, num cenário pantaneiro é possível adaptar pequenas propridades para que funcionem com sotaque e costumes desse ou daquele estado e que sirvam cardápios de tais regiões intercalando-os com a culinária mato-grossense. Essa particularidade permite a criação de instalações de hospedagem e alimentação com estilo gaúcho, nordestino, paraense, mineiro, paulista, paranaense e, claro, genuinamente local.

O turismo rural cresce em todas as regiões do Brasil e a economia mato-grossense precisa ocupar seu espaço nessa atividade. Nenhum estado tem um leque tão grande de opções a oferecer ao turista como Mato Grosso, em todas as épocas do ano, sem que essa atividade cause impacto ambiental, porque o turista que opta por esse tipo de lazer é cidadão consciente de suas responsabilidades com o meio ambiente.

Que a iniciativa da Empaer em Cáceres se espalhe por outros municípios, para que em breve pequenas propriedades de todas as regiões sejam inseridas a roteiros turístico oferecendo além das belezas naturais, cardápios variados e uma irresistível gama de atrações.

Vale destacar que Mato Grosso se prepara para a Copa do Mundo de 2014, sendo que uma das sedes do mundial será em Cuiabá. Seria interessante a Agecopa – autarquia que conduz o projeto desse evento – se unir a Empaer para a massificação dessa proposta.

* Editorial publicado na edição deste dia 04/12/2010.

 
Sitevip Internet