Notícias / Mato Grosso

03/12/2010 - 21:15

Governo revê testes físicos de candidatos PNEs em concurso para a polícia

Por Assessoria

O Governo do Estado fez adaptações nos quatro testes de aptidão física, referentes à quarta fase para os candidatos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs) que concorrem aos cargos de Escrivão e Investigador de Polícia. Os testes serão realizados nos dias 7, 8 e 9 de dezembro. As alterações foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico que circulou na quarta-feira (01).

Os testes continuam os mesmos: corrida; impulsão horizontal; equilíbrio e abdominais, porém, foram reduzidos em 50%. Além disso, o candidato pode, durante a realização das provas, utilizar equipamentos e aparelhos (muletas, bengalas etc) necessários para locomoção devido a deficiência.

Entre as adaptações nos quatro testes estão a redução da distância a ser percorrida na “corrida”, de 2.300 metros para 1.150 metros para os homens, e de 1.900 metros para 950 metros para as mulheres, mantendo-se o tempo de 12 minutos.

Já na impulsão horizontal, o candidato deverá saltar no sentido horizontal à frente, com os dois pés ou com uma passada horizontal, tentando alcançar o ponto mais distante possível. Também houve redução neste teste de 1,65 metro para 80 cm para os homens, e de 1,50 metro para 70 cm no caso das mulheres.

O terceiro teste é de equilíbrio, e a adaptação foi na colocação de uma faixa demarcada no chão, ao invés da trave de equilíbrio que seria colocada.

No teste de abdominais, o candidato elevará o tórax do solo, flexionando-o em um ângulo de 45º, não precisando mais deitar em decúbito dorsal sobre uma superfície plana com os dedos das mãos entrelaçados na nuca, os joelhos flexionados formando um ângulo inferior a 90 graus. Neste teste, houve uma redução nas repetições, passando de 25 para 20 no caso dos homens e de 20 para 15 entre as mulheres.

Os candidatos considerados aptos nos testes realizados nos três dias poderão retirar o encaminhamento no site da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do endereço eletrônico: www.unemat.br, para fazer a avaliação psicológica, referente à quinta fase do concurso no dia 12 de dezembro (domingo), na Universidade de Cuiabá (Unic), juntamente com os outros candidatos inscritos para o cargo.

 
Sitevip Internet