Notícias / Cultura

03/12/2010 - 09:32

Festa da Pamonha do Caramujo entra para o calendário de eventos do Estado

Por DÉBORA LEMOS

Foi sancionada em 24 de novembro de 2010, pelo Governador Silval Barbosa (PMDB), a Lei 9.461, de autoria do deputado Mauro Savi (PR), que oficializa a Festa da Pamonha do Distrito de Santo Antonio do Caramujo, no município de Cáceres. Com a Lei, a festividade passa a fazer oficialmente parte do calendário estadual de eventos culturais e turísticos de Mato Grosso.

A festa já e conhecida em todo Brasil, e acontece tradicionalmente no mês de março, na safra do milho. O evento é um prova real da colaboração da comunidade local à preservação da cultura mato-grossense, onde todos se envolvem na preparação das pamonhas que são comercializadas. Além disso, o evento gera os benefícios socioeconômicos que fluem da atividade turística, dando a oportunidade dos visitantes conhecerem parte do universo cultural da região.

Durante três dias, o evento movimenta a economia local. Nas suas últimas edições, recebeu mais de 55 mil pessoas que passam pela comunidade para a festa, que além da comercialização da pamonha realiza shows regionais e locais.

O deputado destacou a importância do festejo entrar para o calendário oficial e tornar-se patrimônio cultural mato-grossense. “São manifestações populares de natureza folclórica e religiosa da gente mato-grossense que enaltecem nosso Estado, haja vista que tais eventos são essencialmente fundamentados em raízes tradicionais preservadas de geração em geração”, enalteceu Savi.

Para o deputado, além dos aspectos culturais envolvidos nos festejos, a Lei, vai colaborar para o destaque da cidade e oportunizar aos visitantes conhecer parte da cultura do município de Cáceres e do santuário ecológico que é o pantanal mato-grossense.

 
Sitevip Internet