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01/12/2010 - 18:47

Presidente do Sintep parcipa de evento do Cefapro em Cáceres

Por Assessoria

O diálogo nas áreas do conhecimento: ressignificando as práticas pedagógicas. Com este tema, o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Cáceres promove o III Seminário de Formação Continuada em Educação. O evento foi aberto na segunda-feira (29) e ocorre até amanhã (02/12), na Escola Estadual Prof. Natalino Ferreira Mendes. Cerca de 500 pessoas da região participam do seminário, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), dentre outras entidades. "Por meio de vários debates e palestras estamos discutindo as práticas pedagógicas da escola no dia-a-dia e a importância da formação dos profissionais nesse sentido", ressaltou o secretário adjunto de Administração Sindical do Sintep/MT, José Alcides Gil. Uma das palestras de ontem (30) foi proferida pelo presidente do Sindicato, Gilmar Soares Ferreira. Ele classificou o tema "Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica" como um dos grandes desafios educacionais em Mato Grosso. "A formação continuada é fundamental para que os profissionais se preparem melhor para atender as demandas a contento". Ele apontou ainda a mudança necessária na rotina escolar da Sala dos Professores. "Esse espaço é de todos os profissionais da educação, portanto as reuniões devem incluir os funcionários de escola nesses encontros", disse. Segundo o sindicalista, existem problemas cotidianos, inclusive os de aprendizagem, que não surgem apenas na sala de aula, mas em outros espaços do colégio. "Além disso, o Poder Público precisa investir na qualificação do trabalhador formado que busca especialização, mestrado ou até mesmo doutorado". Gilmar Soares frisou que as condições atuais de trabalho não estimulam e até dificultam a categoria de se especializar. "Hoje temos vários profissionais exercendo jornadas duplas, fora as outras atividades pedagógicas, para complementar os baixos salários, que não dispõem de tempo para se dedicarem aos estudos", apontou. Nesse caso, um grande passo seria garantir a dedicação exclusiva dos profissionais da educação por meio da valorização profissional, com piso salarial e plano de carreira dignos. Programação - O seminário vai abordar ainda O Diálogo nas Áreas do Conhecimento com enfoques na Linguagem; na Diversidade; Educação de Jovens e Adultos; Ciências da Natureza e Matemática; Ciências Humanas e Sociais; Educação do Campo; e Avaliação das Tecnologias na Educação Básica. Também haverá uma Sala de Conferência com relato de experiência sobre a "Educação do/no Campo" com enfoque na Formação de Educadores. A programação prevê ainda uma palestra sobre "Formação Continuada de Professores".
 
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