Notícias / Educação

09/10/2010 - 09:59

Projeto visa capacitar professores para prática de leitura e escrita

Por Assessoria de Comunicação-UNEMAT

Realizado nesta sexta-feira (08.10), no auditório Edival Reis na Cidade Universitária em Cáceres, o segundo encontro do Ciclo de Palestras “Saberes da vida para lembrar, ler e reler”. Participaram do encontro cerca de 120 docentes e acadêmicos da Unemat, professores das redes pública e privada.

 

O ciclo de palestras é um evento gratuito, com objetivo de envolver docentes e demais profissionais da educação para potencializar atividades de leitura e escrita no cotidiano, de maneira a se tornarem multiplicadores de ações de cidadania.

 

O Reitor da Universidade, Adriano Silva, presente à abertura do evento, ressaltou a importância do fortalecimento das relações institucionais entre universidade e executivo municipal. “Gostaria de frisar a importância desse projeto para as crianças e adolescentes de Cáceres, no incentivo à prática da leitura e escrita. As parcerias da Unemat com prefeituras de diferentes municípios do Estado possibilitam o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, beneficiando diretamente a sociedade”, afirmou.

 

O secretário municipal de Educação, Josué Alcântara, ressaltou a importância de uma participação mais efetiva da Universidade na sociedade, contribuindo de forma significativa na prática pedagógica dos professores.

 

A programação contou com apresentações culturais e palestras com temas direcionados à prática da leitura e escrita, entre os quais, “A Leitura e a Escrita no Contexto das Práticas Sociais”, versada pela professora Soeli Aparecida Rossi de Arruda e “Jogos e Brincadeiras no Imaginário e na Cultura da Criança”, proferida pela professora Emília Darci Cuyabano.

 

Um segundo momento, dedicado à avaliação do encontro e troca de experiências, possibilitou reflexões sobre técnicas que auxiliam no desenvolvimento de atividades de leitura e escrita de forma crítica e criativa.

 

O evento é uma promoção da Unemat, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cáceres, e integra as atividades do Programa Nacional de Incentivo a Leitura (Proler).

 

Proler- Vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao Ministério da Cultura (MinC), o Proler objetiva a capacitação da leitura no país, por meio da formação de comitês em cada cidade. O programa aponta a leitura e a escrita como necessidades básicas de um cidadão e suas práticas como forma de reinserção dos sujeitos na sociedade.

 

Em Cáceres, o comitê foi formado no final de agosto, no primeiro encontro do ciclo de palestras e é composto por 10 integrantes entre professores que atuam na redes pública, privada e universidade. O Comitê tem como proposição elencar ações para a construção de alternativas de leitura e escrita, bem como representar o município em encontros estadual, regional e nacional do programa.

 
Sitevip Internet