Notícias / Cidade

08/10/2010 - 08:40

Canais estão sendo limpos em ritmo acelerado

Por Assessoria/PMC

A limpeza dos canais iniciada com recursos próprios pela Prefeitura de Cáceres, que começou  na segunda –feira e deve se estender até o final do mês, é uma das uma das prioridades atuais da Secretaria de Obras do município, além das ações de tapa buracos e limpeza de bueiros (bocas de lobo).

Tudo em tempo recorde, como medida preventiva contra alagamentos, já que se aproxima o período das chuvas.

A limpeza está acontecendo nos principais canais de escoamento d’água que cortam Cáceres.

A desobstrução dos canais começou pelo Córrego Sangradouro na Cavalhada e segue em direção a Avenida Sete de Setembro sentido Cidade Alta.

O secretário de Obras, José Eduardo Ramsay Torres, informou que além da limpeza, a prefeitura também está realizando a remoção da sujeita retirada dos canais.

Túlio Fontes lembrou que no ano passado, a prefeitura realizou a limpeza dos canais duas vezes e este ano não está sendo diferente.

“Tivemos a infelicidade de ter o alagamento em fevereiro, mas também tivemos um quadro atípico na época, com um volume de chuva muito acima do normal”-afirmou o prefeito, lembrando que foram 14 horas de chuvas ininterruptas.

Uma retroescavadeira de grande porte, a chamada PC, está sendo utilizada n a limpeza de todos os grandes canais e também dos menores. O secretário de Obras explicou que a limpeza segue um roteiro de prioridades que atenderá os canais do Sangradouro, Lavapés, Canal do Renato, Canal dos Fontes e Canal do Masato. O trabalho será reforçado nos próximos dias para a limpeza dos pequenos canais. Já o trabalho de limpeza de bueiros começou pelo bairro Cohab Velha.
 
“A demanda é grande, principalmente quando está sendo atendida com recursos próprios –afirmou o prefeito- mas a atual administração, na medida do possível, está desenvolvendo ações procurando atender os anseios da população, tanto na área urbana quanto na área rural”.

O prefeito citou o patrolamento, encascalhamento e manilhamento em ruas de vários bairros da cidade, serviço que também foi executado na zona rural, em comunidades e distritos, onde, em muitos locais, a população não era atendida há anos.

Foram atendidos os assentamentos Laranjeira I e II, Ipê Roxo, Nova Vida, Mata Comprida. Foram recuperadas estradas e pontes no Taquaral, Recanto Alegre, Água Branca e Santana, na região de Vila Aparecida.

Também foi feito o manilhamento e encascalhamento das estradas que dão acesso aos assentamentos Barranqueira e Alegria, na fronteira com a Bolívia, além de recuperadas estradas que ligam aos assentamentos da região da Paiol.

A Prefeitura/SOSU atendeu ainda os distritos do Caramujo e Horizonte D´Oeste. Na zona rural, a preocupação foi atender as regiões de escoamento de produção, transporte escolar, acesso à assistência médica, entre outras necessidades.

Na zona urbana, aconteceu a recuperação de ruas, avenidas e pontes danificadas pelas chuvas que caíram na cidade  nos primeiros quatro meses deste ano. Várias frentes de trabalho recuperam ruas em bairros como o Nova Era, Residencial Tia Ida, 12 de Agosto, Santa Catarina, Vitória Régia, Guanabara, Jardim do Trevo e Santa Izabel, além da recuperação das ruas do bairro Espírito Santo.

Foi feita a obra de recuperação da galeria rompida pela enchente no bairro DNER.

Em relação a pavimentação asfáltica, a prefeitura, com recursos federais, asfaltou 14 quilômetros de ruas, beneficiando  os bairros Cidade Alta (Oeste), Jardim Paraíso, Estrela D´Oeste, Santa Cruz, Jardim São Luiz , Cavalhada II, Avenida Europa e Avenida dos Ramires.

A prefeitura acaba de executar, também a construção de uma rede de distribuição de água que resolve quase que em sua totalidade o problema de falta de água na cidade, especialmente nos bairros de ponta de rede.

Em andamento, estão as obras de revitalização da Praça Esperidião Marques, no Bairro São Miguel, e da construção da Cozinha Comunitária, no bairro Vila Mariana.

 
Sitevip Internet