Notícias / Educação

08/10/2010 - 07:43

Projeto desenvolve atividades físicas e horta orgânica com idosos em Cáceres

Por Maria Edna Pedro/Assessoria

A oportunidade de conhecer pessoas, trocar experiências, fazer exercícios físicos, ter contato com a terra e cuidar da saúde tem um significado especial para a dona de casa Divina Maria de Oliveira Porcino, 64 anos. Com quadro agravado pela hipertensão arterial ela perdeu a fala e os movimentos permanecendo internada em estado grave em unidade de terapia intensiva, UTI, durante mais de 8 dias. Hoje com a saúde restabelecida ela aproveita, ao máximo, espaços de interação com as pessoas e busca um ritmo de vida saudável. Durante 4 dias na semana dona Divina participa das atividades do projeto Horta Ativa no bairro Vitória Régia, em Cáceres.

Desenvolvido pela Unemat em parceria com o IFMT/Campus Cáceres e a prefeitura municipal, o projeto, financiado pelo Ministério da Educação, tem o objetivo de promover a saúde de idosos integrando exercícios físicos e atividades de plantio e manejo em horta orgânica, na unidade de saúde da família do bairro, com estímulo a hábitos alimentares saudáveis. “Eu voltei a viver. Agora tenho que me divertir, ficar mais perto das pessoas, dar mais atenção e cuidar da minha saúde. E aqui eu faço isso”, afirma Divina que é viúva e mora sozinha.

As atividades, orientadas por profissionais das áreas de saúde, educação física, e agronomia envolvem exercícios de aquecimento, alongamento e fortalecimento muscular, caminhadas e atividades recreativas, além dos cuidados com a horta e orientações sobre cultivo, educação alimentar e nutricional. A pressão arterial dos idosos é aferida no início e final de cada atividade. Também são realizados exames bioquímicos periódicos e testes de aptidão física.

“Esse tempo eu tava muito acima do meu peso, com dificuldade de dormir. Voltei para as atividades do projeto, hoje acordo muito mais animada e com disposição”, conta  Tereza Pinto de Miranda , 52 anos, atendida pelo projeto.

Dona Sebastiana Paniago Rodrigues, 78 anos, conta que em apenas dois meses de atividades já sente efeito positivo no condicionamento físico e saúde.  “Quando iniciei as atividades eu tava inchada. Neste tempinho já emagreci. A minha diabetes estava mais de 200 e agora está mais controlada, por volta de 130. Faço exames duas vezes na semana e estou me sentindo bem melhor”, afirma.

Coordenado pelo professor da Unemat, Santino Seabra Júnior, o projeto conta com a parceria do IFMT/ Campus Cáceres, por meio da participação dos professores de educação física, Roberval Pizano,  de  Agronomia, Antonio Nobre e de Química, Demétrio de Abreu. O Campus cedeu também o estagiário de Educação Física, Igor Alves Macedo, para contribuir com as atividades. Os profissionais do instituto coordenam ações em suas áreas de formação com orientação para exercícios físicos, no preparo e plantio da horta orgânica e no trabalho de coleta de material para exames. As análises são realizadas no laboratório do Hospital Regional de Cáceres.

 
Sitevip Internet