Notícias / Economia

07/10/2010 - 20:33

Propriedade intelectual é tema de discussão em evento do Senai-MT

Por Assessoria

Como proteger o conhecimento gerado na sua empresa? Pensando nesta pergunta, que é uma das preocupações mais recorrentes no dia a dia do empresário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) oferece um minicurso que irá orientar empresas, instituições de ensino e órgãos públicos sobre o tema. O assunto será abordado na programação do Seminário de Inovação Tecnológica, que ocorre hoje (07/10) e amanhã (08/10), na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt).

 

O minicurso ‘Como proteger o conhecimento gerado na sua empresa’ será ministrado amanhã, 08/10, das 9h às 11h30, por Heloísa Cortiani de Oliveira, mestre em Inovação e Propriedade Intelectual pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI/UFRJ) e por Bruno Henrique Godoy, tecnólogo em Sistemas de Informação. Ambos são da Gerência de Tecnologia Industrial do Senai-PR.

 

Também integra a programação a palestra ‘Seminário sobre Inovação e Propriedade Intelectual na Indústria’, que será abordado pela doutora em Administração pela USP, Sonia Regina Hierro Parolin, que também é gerente de Inovação do Senai-PR. A palestra será às 16h, e trará discussão sobre a proteção de ideias e projetos inovadores, produtos falsos e verdadeiros, segredos industriais, patentes, uso de marcas e identificação de origem e procedência.

 

Aliado aos dois temas, o evento também contará com entrega do guia ‘A Caminho da Inovação - Proteção e Negócios com Bens de Propriedade Intelectual’, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O guia é resultado do Programa de Propriedade Intelectual para a Inovação na Indústria (www.propintelectual.com.br), do Sistema Indústria, que consiste no maior empreendimento de disseminação e capacitação para o uso estratégico da propriedade intelectual na América Latina e visa contribuir para a construção da cultura de proteção e negócios com bens da propriedade intelectual no país.

A programação do seminário começa hoje, às 19h, com a palestra ‘Programa Inova Mato Grosso’. Após, ocorre o painel ‘Empresas inovadoras’ e a mesa redonda ‘A Inovação no Estado de Mato Grosso: reflexões e perspectivas’. Além dos temas já citados, também haverá a oficina ‘Elaboração de projetos de inovação tecnológica - ênfase na captação de recursos não reembolsáveis de subvenção econômica - Edital Pappe MT Inovação nas Empresas de MT’.

O ‘Seminário de Inovação Tecnológica’ é realizado pelo Senai-MT em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Para o coordenador da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico do Senai-MT, Valdir Souza Júnior, a discussão sobre propriedade intelectual complementa o debate sobre inovação em Mato Grosso, considerando que a proteção do conhecimento gerado na empresa é fundamental para combater o crime de pirataria e para melhorar a competitividade no mercado legal, além de gerar valor e qualidade aos produtos.

O evento também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

 
Sitevip Internet