Notícias / Cultura

05/08/2010 - 00:00

Vencedor do concurso de quadrilha de Cáceres, reprentará MT no Festival Brasileiro do Folclore

Por Jornal Oeste

Gonzaga Júnior Da Editoria O Grupo Enigma, ligado a Escola Estadual Frei Ambrósio, representará Mato Grosso, a partir deste sábado, 7, no Festival Brasileiro do Folclore, que será realizado até o dia 14, em Olimpia, São Paulo. O grupo é fruto do projeto "Arte e Cidadania", desenvolvida com muito sucesso pela Escola. O grupo foi criado no início de 2009, como atividade extra-sala de aula, através do Projeto Arte e Cidadania, com o objetivo de proporcionar atividades culturais de dança e de teatro aos jovens desta unidade escolar. Nes curto espaço de tempo, o grupo evoluiu, ganhou corpo e passou a fazer apresentações em eventos cacerenses, como o FIP (Festival Internacional de Pesca), a Festa da Pamonha, no Caramujo, em escolas estaduais. Esteve também no CEAD (Congresso Estadual de Arquitetura e Design), em Cuiabá e no período de 14 a 19 de junho, apresentou uma peça teatral no FETRAN – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito, em Pontes e Lacerda representando Cáceres. Recentemente o grupo venceu o concurso de quadrilha inserido na programação do Arraiá Pantaneiro, promovido pela prefeitura de Cáceres. Ainda, neste mês, o grupo estará em Cuiabá, desta vez para participar do Festival de Cururu e Siriri. Para o aluno Adilson, integrante do Enigma, o Projeto é bastante significativo porque “o grupo me possibilitou o acesso a um mundo, até então, pouco conhecido; o mundo da arte e da cultura. "Este projeto mostrou para mim e para meus colegas, o verdadeiro significado de responsabilidade”, disse. De acordo com o professor Fernando Silva, criador e coordenador do grupo, “os alunos através do Grupo Enigma passaram a ser mais responsáveis e criativos no desenvolvimento das peças teatrais e das coreografias. Além disso, passaram a ser mais companheiros, amigos da escola, concebendo o espaço escolar como o lugar de produção de conhecimento e de cultura. Eles também passaram a dar mais valor a sua cultura regional, e almejam a cada dia a participação em eventos, para divulgar o trabalho que desenvolvem no dia-a-dia”. A professora Neuliane Garcia Cestari, diretora da escola, destaca também que, “os estudantes envolvidos no Projeto “Arte e Cidadania” adquiriram postura mais responsável, participativa, alegre, crítica e passaram a ser cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres”. (Colaborou professor Luizinho Lemes da Silva)
 
Sitevip Internet