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23/07/2010 - 00:00

COMUNICADO PREFEITURA DE CÁCERES

Por Jornal Oeste

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CÁCERES SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMITÊ PROLER/CÁCERES MT Edital Nº 001/2010 O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CÁCERES, ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais, torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção de propostas de curso, voltado para formação continuada de mediadores de leitura – PROLER - Casa da Leitura/FBN - 2010, a ser realizado no município de Cáceres-MT, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação/Comitê do PROLER de Cáceres, conforme as condições abaixo definidas. 1. Das Disposições preliminares 1.1. O presente Edital tem por finalidade a seleção de uma (01) Proposta de Curso, de professor e/ou profissional da área de leitura, para ministrar curso de formação continuada privilegiando as seguintes áreas: “Políticas Públicas de Incentivo à Leitura e à Escrita: caminhos de cidadania”; “Bibliotecas comunitárias e escolares: formação de mediadores de leitura”, no período de agosto a outubro de 2010, em Cáceres-MT. 1.2. O presente processo de seleção terá caráter local, com acompanhamento da Coordenação Nacional do PROLER. 2. Da Realização do Curso 2.1. A realização do Curso será coordenada pela Secretaria Municipal de Educação - Comitê PROLER / Cáceres-MT, oficialmente conveniada à Fundação Biblioteca Nacional - PROLER, e será realizado no período de agosto a outubro de 2010, no Município de Cáceres MT. 2.2. O Curso terá a carga-horária de 40 horas-aula, sendo que a carga horária mínima de 4 horas-aula/dia, e máxima de 8 horas-aula/dia, com intervalo máximo de 1 semana entre as aulas. 2.3. Em caso de necessidade, o Comitê poderá sugerir, mediante justificativa, uma distribuição de carga horária diferente, desde que atenda a exigência de intervalo máximo entre as aulas. 2.4. Ao término do Curso, os cursistas que tiverem frequência mínima de 75%, receberão certificado de participação emitido pela Coordenação Nacional do PROLER-FBN, em papel timbrado com a insígnia da Fundação Biblioteca Nacional e assinados pela Coordenação do Programa. 3. Definição do público destinatário do curso 3.1 O curso destina-se, preferencial, mas não exclusivamente, a professores, mediadores de leitura e responsáveis por bibliotecas escolares e/ou bibliotecários que lidam com leitura em diferentes níveis de ensino/modalidades, e com diversidade de públicos. 3.2 o número de inscritos para o curso não deve exceder o limite de 40 alunos. 4. Dos requisitos de participação 4.1. Para se inscrever nesta seleção, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos: a) ter mestrado ou doutorado em Letras ou áreas afins; b)ter experiência, devidamente comprovada, em ações ou projetos de formação de leitura; c) indicar local onde o curso será realizado. 4.2. O candidato deverá anexar à sua proposta fotocópias dos documentos pessoais: Identidade (RG), CPF, PIS/PASEP e Currículo. 5. Da proposta 5.1. Além dos documentos comprobatórios e das exigências referidas nas alíneas (a), (b) e (c) do Item 4, o candidato deverá encaminhar, por escrito, ao Comitê do PROLER/Cáceres uma proposta de curso , de acordo com o roteiro, abaixo especificado. 5.2. Roteiro para elaboração da proposta do curso de 40 horas • Tema/ Título do curso (indicá-lo no início da proposta). • Nome do professor (enviar anexas do o Currículo Lattes ou similar, constando sua experiência na área de práticas de leitura). • Definição do público destinatário do curso: o público participante do curso deve ser composto, preferencialmente, por professores, mediadores de leitura e responsáveis por bibliotecas escolares e/ou bibliotecários que lidam com leitura em diferentes níveis de ensino/modalidades, e com diversidade de públicos. • Justificativa (neste tópico o autor deverá apresentar a importância e a relação do tema proposto à formação continuada de profissionais que atuam nos diferentes espaços de promoção de leitura). • Ementa do curso: em torno de 5 linhas, apresentando os tópicos conceituais principais do curso. Trata-se de oferecer uma síntese do percurso teórico metodológico e dos fundamentos epistemológicos que sustentam o recorte utilizado pelo autor para desenvolver a proposta do curso. • Objetivos gerais e específicos: • Fundamentos teóricos metodológicos: o autor deverá construir um texto que explicite suas escolhas teóricas para o tema e os percursos metodológicos que atendem as exigências das escolhas realizadas, fundamentando-o com os autores com os quais dialoga para desenvolver concepções e práticas de formação de leitores e em consonância com o documento PROLER concepções e diretrizes. • Programação do curso: (aula a aula): indicar na programação as estratégias de leitura a desenvolver, e no conjunto total das aulas, dar preferência a atividades práticas de leitura, com referência a autores que serão lidos e às formas com que seus textos serão trabalhados (leitura individual, coletiva ou em grupo). A leitura direta de textos e a produção textual dos participantes devem ser priorizadas em relação a exposições teóricas e a discussões conceituais, que, não obstante, podem ser sugeridas ou indicadas em bibliografia. • Distribuição e periodicidade da carga horária total de 40 horas-aula: carga horária mínima de 4 horas-aula/dia, e máxima de 8 horas-aula/dia, com intervalo máximo de uma semana entre as aulas. • Previsão de realização do curso: indicar o período/mês de provável realização do curso. • Local ou locais de realização do curso: indicar local onde o curso se realizará. • Bibliografia: relacionar as obras de fundamento da proposta elaboradas e referenciar as obras utilizadas no desenvolvimento do curso. 5.3. As propostas serão pré-avaliadas pelo Comitê local, e, em seguida, acompanhadas de parecer deste, serão submetidas à avaliação da Coordenação Nacional do PROLER, com sede instalada na Casa da Leitura, Rio de Janeiro/RJ. 5.4. As propostas serão analisadas de acordo com os seguintes critérios: a) Vinculação ao objetivo e condições de exeqüibilidade; b) Prioridade concedida às atividades práticas e diretas de leitura e escrita; c) Estratégias e métodos de trabalho e avaliação; d) Formação acadêmica e experiência comprovada do candidato em ações ou projetos ligados à formação de leitores. 6. Do pró-labore 6.1 Está fixado em R$ 62,50 o valor bruto do pró-labore hora/aula a ser pago ao professor selecionado para ministrar o curso de que trata este Edital. 7. Dos prazos 7.1 O PROLER/Cáceres estará recebendo as propostas no período de 21 a 27 de julho de 2010, das 12h às 18, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Cáceres-MT. 7.2 As propostas encaminhadas via correio deverão ser postadas até o dia 27 de julho de 2010 e encaminhadas à: Secretaria Municipal de Educação / Comitê PROLER Cáceres-MT Avenida Getúlio Vargas, s/n CEP 78200-000 Cáceres – MT Telefone p/ contato: (65) 3223 - 5910 Endereço eletrônico: e-mail: sme.caceres@gmail.com 8. Da divulgação dos resultados: 8.1 Os resultados serão divulgados no site da Prefeitura Municipal no dia 03 de agosto de 2010, e afixado na Secretaria Municipal de Educação de Cáceres-MT. 9. Disposições gerais: 9.1 Os casos omissos serão dirimidos pela Equipe do Comitê PROLER/Cáceres-MT, com sede na Secretaria Municipal de Educação. Cáceres-MT, 20 de julho de 1010. JOSUÉ VALDEMIR DE ALCÂNTARA SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
 
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