23/07/2010 - 00:00
COMUNICADO PREFEITURA DE CÁCERES
Por Jornal Oeste
ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE CÁCERES
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COMITÊ PROLER/CÁCERES MT
Edital Nº 001/2010
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CÁCERES, ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais, torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção de propostas de curso, voltado para formação continuada de mediadores de leitura – PROLER - Casa da Leitura/FBN - 2010, a ser realizado no município de Cáceres-MT, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação/Comitê do PROLER de Cáceres, conforme as condições abaixo definidas.
1. Das Disposições preliminares
1.1. O presente Edital tem por finalidade a seleção de uma (01) Proposta de Curso, de professor e/ou profissional da área de leitura, para ministrar curso de formação continuada privilegiando as seguintes áreas: “Políticas Públicas de Incentivo à Leitura e à Escrita: caminhos de cidadania”; “Bibliotecas comunitárias e escolares: formação de mediadores de leitura”, no período de agosto a outubro de 2010, em Cáceres-MT.
1.2. O presente processo de seleção terá caráter local, com acompanhamento da Coordenação Nacional do PROLER.
2. Da Realização do Curso
2.1. A realização do Curso será coordenada pela Secretaria Municipal de Educação - Comitê PROLER / Cáceres-MT, oficialmente conveniada à Fundação Biblioteca Nacional - PROLER, e será realizado no período de agosto a outubro de 2010, no Município de Cáceres MT.
2.2. O Curso terá a carga-horária de 40 horas-aula, sendo que a carga horária mínima de 4 horas-aula/dia, e máxima de 8 horas-aula/dia, com intervalo máximo de 1 semana entre as aulas.
2.3. Em caso de necessidade, o Comitê poderá sugerir, mediante justificativa, uma distribuição de carga horária diferente, desde que atenda a exigência de intervalo máximo entre as aulas.
2.4. Ao término do Curso, os cursistas que tiverem frequência mínima de 75%, receberão certificado de participação emitido pela Coordenação Nacional do PROLER-FBN, em papel timbrado com a insígnia da Fundação Biblioteca Nacional e assinados pela Coordenação do Programa.
3. Definição do público destinatário do curso
3.1 O curso destina-se, preferencial, mas não exclusivamente, a professores, mediadores de leitura e responsáveis por bibliotecas escolares e/ou bibliotecários que lidam com leitura em diferentes níveis de ensino/modalidades, e com diversidade de públicos.
3.2 o número de inscritos para o curso não deve exceder o limite de 40 alunos.
4. Dos requisitos de participação
4.1. Para se inscrever nesta seleção, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:
a) ter mestrado ou doutorado em Letras ou áreas afins;
b)ter experiência, devidamente comprovada, em ações ou projetos de formação de leitura;
c) indicar local onde o curso será realizado.
4.2. O candidato deverá anexar à sua proposta fotocópias dos documentos pessoais: Identidade (RG), CPF, PIS/PASEP e Currículo.
5. Da proposta
5.1. Além dos documentos comprobatórios e das exigências referidas nas alíneas (a), (b) e (c) do Item 4, o candidato deverá encaminhar, por escrito, ao Comitê do PROLER/Cáceres uma proposta de curso , de acordo com o roteiro, abaixo especificado.
5.2. Roteiro para elaboração da proposta do curso de 40 horas
• Tema/ Título do curso (indicá-lo no início da proposta).
• Nome do professor (enviar anexas do o Currículo Lattes ou similar, constando sua experiência na área de práticas de leitura).
• Definição do público destinatário do curso: o público participante do curso deve ser composto, preferencialmente, por professores, mediadores de leitura e responsáveis por bibliotecas escolares e/ou bibliotecários que lidam com leitura em diferentes níveis de ensino/modalidades, e com diversidade de públicos.
• Justificativa (neste tópico o autor deverá apresentar a importância e a relação do tema proposto à formação continuada de profissionais que atuam nos diferentes espaços de promoção de leitura).
• Ementa do curso: em torno de 5 linhas, apresentando os tópicos conceituais principais do curso. Trata-se de oferecer uma síntese do percurso teórico metodológico e dos fundamentos epistemológicos que sustentam o recorte utilizado pelo autor para desenvolver a proposta do curso.
• Objetivos gerais e específicos:
• Fundamentos teóricos metodológicos: o autor deverá construir um texto que explicite suas escolhas teóricas para o tema e os percursos metodológicos que atendem as exigências das escolhas realizadas, fundamentando-o com os autores com os quais dialoga para desenvolver concepções e práticas de formação de leitores e em consonância com o documento PROLER concepções e diretrizes.
• Programação do curso: (aula a aula): indicar na programação as estratégias de leitura a desenvolver, e no conjunto total das aulas, dar preferência a atividades práticas de leitura, com referência a autores que serão lidos e às formas com que seus textos serão trabalhados (leitura individual, coletiva ou em grupo). A leitura direta de textos e a produção textual dos participantes devem ser priorizadas em relação a exposições teóricas e a discussões conceituais, que, não obstante, podem ser sugeridas ou indicadas em bibliografia.
• Distribuição e periodicidade da carga horária total de 40 horas-aula: carga horária mínima de 4 horas-aula/dia, e máxima de 8 horas-aula/dia, com intervalo máximo de uma semana entre as aulas.
• Previsão de realização do curso: indicar o período/mês de provável realização do curso.
• Local ou locais de realização do curso: indicar local onde o curso se realizará.
• Bibliografia: relacionar as obras de fundamento da proposta elaboradas e referenciar as obras utilizadas no desenvolvimento do curso.
5.3. As propostas serão pré-avaliadas pelo Comitê local, e, em seguida, acompanhadas de parecer deste, serão submetidas à avaliação da Coordenação Nacional do PROLER, com sede instalada na Casa da Leitura, Rio de Janeiro/RJ.
5.4. As propostas serão analisadas de acordo com os seguintes critérios:
a) Vinculação ao objetivo e condições de exeqüibilidade;
b) Prioridade concedida às atividades práticas e diretas de leitura e escrita;
c) Estratégias e métodos de trabalho e avaliação;
d) Formação acadêmica e experiência comprovada do candidato em ações ou projetos ligados à formação de leitores.
6. Do pró-labore
6.1 Está fixado em R$ 62,50 o valor bruto do pró-labore hora/aula a ser pago ao professor selecionado para ministrar o curso de que trata este Edital.
7. Dos prazos
7.1 O PROLER/Cáceres estará recebendo as propostas no período de 21 a 27 de julho de 2010, das 12h às 18, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Cáceres-MT.
7.2 As propostas encaminhadas via correio deverão ser postadas até o dia 27 de julho de 2010 e encaminhadas à:
Secretaria Municipal de Educação / Comitê PROLER Cáceres-MT
Avenida Getúlio Vargas, s/n
CEP 78200-000
Cáceres – MT
Telefone p/ contato: (65) 3223 - 5910
Endereço eletrônico: e-mail: sme.caceres@gmail.com
8. Da divulgação dos resultados:
8.1 Os resultados serão divulgados no site da Prefeitura Municipal no dia 03 de agosto de 2010, e afixado na Secretaria Municipal de Educação de Cáceres-MT.
9. Disposições gerais:
9.1 Os casos omissos serão dirimidos pela Equipe do Comitê PROLER/Cáceres-MT, com sede na Secretaria Municipal de Educação.
Cáceres-MT, 20 de julho de 1010.
JOSUÉ VALDEMIR DE ALCÂNTARA
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO