Notícias / Educação

09/07/2010 - 00:00

IFMT Campus Cáceres desenvolve trabalho técnico científico em avicultura

Por Jornal Oeste

Maria Edna Pedro Assessoria Em atividade prática técnico científica de monitoramento de produção de avicultura de corte e postura, alunos do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres desenvolvem observações e estudos sobre os elementos que influenciam a produção do frango de corte. O trabalho coordenado pelo professor do Campus Roney Mendes, zootecnista e mestre em agricultura tropical alia o conteúdo teórico da disciplina de avicultura e postura com experimento prático e observações focadas na comparação de resultados de produção de frango de corte a partir das condições de nutrição, manejo e genética das aves. Para o experimento, frangos de corte de mesma genética foram submetidos a três sistemas diferentes de condições ambientais e nutricionais: o sistema convencional, semicaipira e sistema na fase inicial de postura. Em seis semanas os frangos submetidos ao sistema convencional confinados em densidade de 8 animais por metros quadrados e alimentação balanceada com 23% de proteína bruta foram os que mais ganharam peso, elevando dos 62, 9 gramas iniciais para 2 quilos. No mesmo período as aves do sistema semicaipira manejada em ambiente de 4 frangos por m² com alimentação balanceada em 20% de proteína bruta e solta durante o dia em área de pastejo atingiram 1 quilo e 680 gramas . Já os frangos do sistema inicial de postura também submetidos a alimentação de 20% de proteína bruta e confinados em galpão ocupando um espaço maior que os do sistema convencional atingiram 1kg 468. “Mantivemos a genética e aliamos o manejo e alimentação para comparar o resultado. Comprovamos que a diferença na produção foi destacada pelo ambiente e a nutrição a que são submetidas as aves”, observa o professor. A alimentação das aves é constituída a base de milho, soja, mistura mineral vitamínico, sem hormônio ou qualquer outro aditivo. “Esse trabalho quebra o mito que o frango só cresce em ciclo de vida menor a base de hormônio, a produção aqui demonstra que o aumento do peso tem como base a nutrição natural adequada e o ambiente”, afirma o aluno Lucas Miller. Para Agriton Guedes também aluno do 1º ano do Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, a metodologia facilita o aprendizado e desenvolve no profissional a capacidade de questionamentos. “Fica mais fácil entender. Ter um olho técnico sobre as situações. Amplia nossa capacidade de observação e questionamento melhorando também nossa comunicação, habilidades importantes na vida e para o nosso desenvolvimento profissional”, afirma. O trabalho desenvolve conteúdos multidisciplinares com a aplicação por exemplo dos dados da produção em fórmulas matemáticas e conhecimentos em áreas como química, física, biologia, geografia, história entre outras. Segundo o professor Roney a finalidade da atividade é desenvolver a visão critica dos alunos, tendo questionamentos e problematização das situações como elementos indispensáveis para a construção dos saberes “Esses conceitos todos a gente desenvolve na teoria e fixa na prática destacando a aplicação correta e rigor da metodologia preparando também nossos alunos para iniciação científica”, explica.
 
Sitevip Internet