Notícias / Educação

22/06/2010 - 00:00

Professores do IFMT Campus Cáceres debatem cotidiano escolar em projeto de formação continuada

Por Jornal Oeste

Maria Edna Pedro Assessoria Todos os meses docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso IFMT, Campus Cáceres, dedicam espaço na jornada de trabalho para a construção coletiva de saberes em momentos de debates e reflexões sobre temas que envolvem o cotidiano escolar em todas as suas frentes. As atividades integram a proposta de formação continuada desenvolvida pela Coordenadoria Geral de Ensino do Campus, em conjunto com os professores. “O objetivo é envolver todos os professores na construção de nossa política de formação contínua com agenda no calendário escolar que possibilite o cumprimento das aulas”, afirma a coordenadora de ensino Sueleni Michelin. Os primeiros encontros tiveram como tema gerador os caminhos e desafios da avaliação no processo de ensino aprendizagem. Um dos idealizadores da proposta, o professor do Campus, Demétrio de Abreu abriu as atividades enfocando, entre outros elementos, a ludicidade aplicada no processo de avaliação. Na semana passada a agenda contou com a participação do professor da Unemat, Domingo Pimenta que apontou perspectivas históricas e reflexos da avaliação na educação hoje. Segundo a coordenadora de supervisão pedagógica, Marina Marques, durante este ano serão debatidos ainda com foco na avaliação, habilidades e competências a serem desenvolvidas. No próximo encontro as reflexões serão em torno da relação professor e aluno, sob o prisma da afetividade e conhecimento. No segundo semestre, soma-se aos debates do cotidiano escolar o tema planejamento. “A proposta é fecharmos esse primeiro ciclo de reflexão, do ensinar e aprender dentro do nosso cotidiano, com o tema ensinar pela pesquisa”, afirma Marina.
 
Sitevip Internet