Imprimir

Imprimir Artigo

05/11/2014 - 14:59

Assembleia Diocesana

A Diocese de São Luiz de Cáceres se prepara para a 47ª Assembleia de Pastoral. A data será de 14 a 16 de novembro no CIC (Colégio Imaculada Conceição), em Cáceres. O tema da Assembleia deste Ano Vocacional será: “Peçam ao Senhor da messe que envie operários...”.

A Assembleia Diocesana de Pastoral é uma reunião anual e solene dos representantes das paróquias, pastorais e movimentos da Diocese para avaliar e planejar a sua vida missionária.

Os participantes, mais de 300, são advindos das vinte e cinco paróquias, compreendendo padres, religiosos, seminaristas e lideranças leigas de todas as pastorais, movimentos e serviços em atividade nas paróquias.

A abertura da 47ª Assembleia de Pastoral acontecerá na sexta feira, dia 14, às 19hs na Catedral. Logo em seguida haverá a apresentação de uma orquestra sinfônica abrilhantando a noite.

No sábado, dia 15, além do dia de trabalhos, teremos à noite, apresentação de vários grupos folclóricos da região, no colégio (CIC), onde estará acontecendo a Assembleia.

No domingo, dia 16, haverá trabalhos de organização para o ano 2015, encerrando a assembleia com o almoço.
 
Neste ano de 2014, além do aprofundamento sobre o ministério presbiteral, vamos avaliar a caminhada da Igreja Diocesana em relação ao Ano Vocacional, estudar e organizar os trabalhos para o ano de 2015 e louvar a Deus por mais um ano de evangelização nestas terras da Amazônia.

Dentre os temas de estudo estão as dimensões da vocação presbiteral: Dimensão histórico-profética, Dimensão teológico-pastoral e a Dimensão espiritual.

Haverá também aprofundamento sobre a vida religiosa na Diocese e o ano internacional sobre a vida religiosa, previsto para 2015.
 
A Diocese de Cáceres caminhou em ritmo acelerado, nestes últimos anos, na sua missão de evangelizar o Povo de Deus através do anúncio do Evangelho e do testemunho de vida cristã.

Além de padres, religiosos e religiosas, são milhares de lideranças cristãs anunciando Jesus Cristo Ressuscitado.

Eles estão presentes nas escolas, hospitais, creches, asilos e onde Deus precisar ser atendido na pessoa dos irmãos.

Estamos respondendo ao grande apelo que a Igreja nos faz: ser discípulos missionários de Jesus; esta é a missão da Igreja.

O papa Francisco tem dado o exemplo nos convidando a sair ao encontro dos mais necessitados até às “periferias existenciais” do nosso tempo.
 
A 47ª Assembléia Diocesana de Pastoral, portanto, tem uma grande responsabilidade. Trata-se de representar mais de oitocentas (800) comunidades e de se envolver intensamente na missão de anunciar a Boa Nova de Jesus.

Que o Espírito Santo ilumine e guie a todos os que estarão reunidos neste verdadeiro Pentecostes, que é a Assembleia Diocesana.  Imprimir