Imprimir

Imprimir Artigo

05/11/2014 - 07:50

Entendendo o Diabetes

 O corpo se alimenta, principalmente, de duas substâncias: A primeira é o açúcar, que dentro do organismo é chamado de glicose e vem dos alimentos. A segunda substância é o oxigênio, estando presente no ar que a gente respira! As células transformam o açúcar e o oxigênio em E N E R G I A.
 
Mas energia para quê? Para você pensar, viver, andar, amar, ter filhos, sentir fome, ficar alegre ou triste, trabalhar... Precisamos de energia para tudo: começar, terminar, recomeçar.
 
Para isto tudo acontecer, o açúcar que está no sangue precisa passar para dentro da célula. Como o açúcar não consegue passar sozinho, o organismo utiliza um “transportador” chamado INSULINA. A insulina é uma substância produzida pelo organismo e tem por finalidade colocar a glicose dentro da célula, para que esta possa produzir a energia necessária à vida.
 
O diabetes é uma doença que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina. E sem insulina a glicose não entra na célula.
 
Existe um órgão chamado pâncreas que é o órgão responsável pela produção da insulina. Quanto mais açúcar a gente come mais o pâncreas tem que trabalhar!
Por isto não se iluda!!! No escurinho do organismo, batata, arroz, pão, macarrão, biscoito, farofa, pizza, doces, sorvetes, chopp, vinho, cerveja, cachaça - tudo isto e muito mais – É O MESMO QUE AÇÚCAR!
 
E o pâncreas deixa de produzir insulina porque se cansa. Ele fica esperando a gente ter uma alimentação saudável, balanceada, fazer exercícios para ajudar a consumir a glicose! Tem a esperança que a gente não engorde. Conforme a gente vai engordando são necessárias quantidades maiores de insulina para colocar a glicose dentro da célula. Até chegar o momento em que o pâncreas não consegue mais produzir tanta insulina!
 
Através dos anos e dos erros, a insulina vai AUMENTANDO no sangue. Mas sua capacidade de colocar a glicose dentro da célula vai DIMINUINDO, até que não funciona mais!
 
Mas tem como evitar o diabetes, sim! Fazendo as escolhas certas, inclusive para as crianças. O diabetes está se tornando também uma doença das crianças, porque elas estão comendo muito alimento industrializado, engordando e sedentárias.
 
Assim, prefira:
- alimentos ricos em fibras (pães, biscoitos e arroz integrais);
- consumir frutas (3 porções/dia). 1 porção = 1 banana ou 1 maça ou 1 maga pequena ou 1 cacho pequeno de uva);
- fracionar a dieta em seis refeições /dia ou intervalo de 3/3 horas;
- 2 colheres (sopa) de farelo de aveia (diminui absorção de glicose e colesterol) por dia;
- alternar peixes com peito de frango e carne bovina magras;
- alternar as marcas permitidas de adoçantes (consulta seu nutricionista ou médico);
- consumir saladas cruas (folhosos) à vontade.
 
EVITE:
- gordura saturada (pele de aves, carnes gordas bovinas e suínas, manteiga e leite integral);
- açúcares (mel, sorvetes, frutas cristalizadas, geléias e doces de corte);
- mistura de arroz + macarrão + batata + pão na mesma refeição;
- jejum prolongado ou excesso de alimentação.
 
Se você não tem diabetes, mas tem antecedentes na família, previna-se desde já! Imprimir