Imprimir

Imprimir Artigo

30/10/2014 - 11:51

Brasil em brasa nacional!

Nada de fogo intencional. Nada de labareda institucional. Nada de fumaça ocasional. Mais de uma clareira sem autoria na Floresta Tropical. Árvore secular tombada. Ocorrência ambiental continuada. Brasa e braseiro. Povo brasileiro. Derrame petroleiro. Reclame civil. Horizonte estudantil. Vértice educacional. Reservas do Présal. Hospital? Aonde? Pega pega ou esconde esconde? Queimada! Água potável sem nascente e sem vazão. Quando além de um rio, a transposição? Aquífero Guarani ou cacimba esvaziada do litoral ao sertão? Segurança pública ou violência sem solução?

Brasil em brasa nacional. Brasil em bolsa assistencial. Brasil em breviário constitucional. Brasil em glossário presidencial. Brasil parcial. Brasil por inteiro. Brasil sujeito simples mais do que obreiro. Brasil sujeito composto de janeiro a janeiro. Brasil galera. Brasil terra. Brasil rincão. Brasil força da União. Brasil beleza de região em região.

Brasil da riqueza da Nação. Brasil da pobreza com os dias contados. Brasil franqueza de entes em entes federados. Brasil dos assalariados. Brasil ampliado em todos os quadrantes. Brasil dos eleitos legisladores e governantes.

Três parágrafos sem travessão. Três Poderes consolidados em Constituição. Trinômio da liberdade em mais de uma expressão. Terceira chamada. Tríplice aliança aquém do Palácio da Alvorada. Corrupção banida. Moralidade restaurada. Reforma política. Ética aplicada. Democracia polida.

Cidadania lapidada. Oh Pátria Amada! Salve, salve! Oh Pátria Idolatrada! Vida longa em mais de um Pavilhão! Oh Pátria Alfabetizada! Por vós o nosso verso por menos circo e mais pão! Oh País distanciado de toda e qualquer exclusão! Conosco a poesia isenta de qualquer utopia patenteada de eleição em eleição! Mãos à obra, noite e dia pela justiça balizada em perfeição!
Imprimir