Imprimir

Imprimir Artigo

22/10/2014 - 13:52

​Outubro missionário

Outubro é mês missionário. A vida é feita de pequenas e grandes missões. Viver é assumir uma missão.
 
A missão é a marca registrada do cristão e comporta cuidados especiais consigo mesmo, com o seu entorno, incluindo aí os mais próximos, a sociedade e a natureza.
 
Um dos destaques no mês de outubro é o Dia Nacional da Juventude (DNJ); ocasião em que os vários setores da juventude se encontram para refletir, festejar e também reivindicar seus direitos e necessidades.
 
De acordo com a Pastoral da Juventude do Brasil, o país tem 50 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, sendo a maior juventude de todos os países do mundo.
 
Basta olhar nossas escolas e universidades para ver a força da juventude! Hoje temos muitas coisas boas sendo feitas pelos jovens e a favor dos jovens, mas também sabemos que muitas injustiças estão acontecendo. A Igreja católica sempre esteve muito atenta à formação e informação da juventude.
 
Comemoramos também, em outubro, o Dia das Missões. Quando falamos em Missão, lembramos logo do grande desejo e sonho de Deus de salvar a humanidade.
 
Esta salvação acontece através das pessoas que vão ajudando uns aos outros a se encontrarem com Deus e entre si, nas comunidades e na sociedade. “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”, pediu Jesus aos discípulos.
 
O Brasil sempre foi um grande beneficiado com as Missões, tanto católicas quanto evangélicas.
 
Tantos missionários estrangeiros vieram para o Brasil, fundaram escolas, hospitais, construíram Igrejas e deram ao povo de Deus a esperança de viver melhor.
 
Porem, quando falamos de missão não podemos nos limitar aos estrangeiros que vêm de outros países; hoje a maioria de nossos missionários e missionárias são filhos desta terra mesmo.
 
A missão também não se restringe aos religiosos e religiosas. Todo batizado é chamado por Deus a uma missão; cabe a cada um perceber para qual missão Deus chama e responder positivamente.
 
O missionário, de fato, é como um bom semeador; conhece a semente que espalha e o terreno a ser cultivado. É ciente também de suas forças pessoais, limitações e valores. Sabe a hora de avançar e de recuar, de dominar os impulsos e as precipitações.
 
O mês de outubro é, portanto, para a Igreja Católica, o período no qual são intensificadas as iniciativas de informação, formação, animação e cooperação cristã; por isso que o chamamos de mês missionário. Sejamos, pois, bons missionários, em nossa família, comunidade e sociedade. Que Deus nos abençoe e nos ajude a realizar esta missão. Imprimir