Imprimir

Imprimir Artigo

18/08/2015 - 11:04

Um só Brasil

      Sonho de padaria. Quindim no mesmo forno ligado. Brigadeiro mais do que confeitado. Passado nem tão limpo assim. Presente num lava jato sem fim. Futuro em torres ornamentadas com marfim. Pátria saqueada, Palácio da Alvorada e Congresso Nacional. Cana, açúcar e canavial. Engenho em nada colonial. Liberdade cultivada aquém de um tribunal. Sociedade civil organizada pela ética em cabedal. Menos eleitor enganado, mais perfeição institucional. Menos circo político armado, mais dever presidencial.

      Legislativo açucarado. Executivo melado. Judiciário em banho Maria. Um mesmo tempo de cidadania. Um mesmo pavimento chamado democracia. Três doces, três tempos, três poderes na ordem do dia. Todavia, nem tudo é receita federal; nem tudo é poesia nacional. Era uma vez uma almejada taça. Era uma vez um ovo de tracajá. Era uma vez uma trapaça. Era uma vez uma garra de carcará. Era uma vez uma palmeira imperial numa praça. Era uma vez o canto de um sabiá. Na história nem tudo passa, nem tudo passará, nem tudo é azul anil. Estória em quadrinhos nem sempre é de cunho infantil. Brasileiros e brasileiras em brados mil.

      Poder independente. Poder dormente. Poder de presidente. Poder de cadeado arrombado. Poder de bico fechado. Poder de pé quebrado. Poder de membro lesionado. Poder de voto perdido. Poder de eleitor não representado. Poder de partido aliado. Poder estadual. Poder municipal. Poder cartilha. Poder abecedário. Poder judiciário. Poder executivo. Poder legislativo. Poder precário. Poder coletivo imaginário. Poder solidário. Poder resoluto. Poder paz. Poder concórdia. Poder harmonia. Poder democracia. Poder na ordem do dia. Poder soberania. Poder popular. Poder edificar. Poder assistir. Poder fiscalizar. Poder nascer. Poder viver. Poder civilizar. Poder progredir. Poder prosperar.

      De faminto em saciado. De Poder em poder promulgado. De dever em dever capitulado. De direito em direito reclamado. De obrigação em obrigação. De lei em legislação. De tribunal em tribunal. De fronteira em fronteira internacional. De cidadão em cidadão acuado. De vítima em vitimado. De inocente em inocente. De culpado em culpado. De preso em preso processado. De livre em julgado. De detento em condenado. De crime em crime organizado. De delegacia em presídio superlotado. De morro em morro dito pacificado. De infante em infante armado. De olho em olho fechado. De militar em militar alvejado. De civil em civil assassinado. De circo em circo sem picadeiro. De fuzil em fuzil contrabandeado o tiro certeiro. De grão em grão cultivado o celeiro. De delação em delação premiada o recado do povo brasileiro.

      Recado do sim. Recado do não. Recado da moralização. Recado pelo fim da demagogia em mais de uma versão. Recado ecoado pelo bem da pátria em mais de um rincão. Recado em verso que se faz cantoria do litoral ao sertão. Recado em protesto autenticado pela poesia em bis e em refrão. Recado pelo fim da mordomia palaciana. Recado pela valência da pátria republicana. Recado soletrado em via urbana. Recado postado em página virtual. Recado sonorizado em clamor social. Recado compartilhado pela liberdade de expressão. Recado da indignação. Recado em mais de uma tradução. Recado do contribuinte ao leão. Recado do pacato cidadão. Recado da população.

      O recado das ruas em ampla e em geral mobilização. Eu assinei. Nós assinamos. O recado das ruas foi noticiado em mais de um canal de televisão. O recado das ruas foi formado por mais de um pelotão em marcha civil. O recado das ruas foi dado para uma Pátria outrora mãe gentil. O recado das ruas é pólvora sem nenhuma bala disparada ou qualquer barril. O recado das ruas é por um justo, perfeito e unificado Brasil. O recado das ruas será o indicativo derradeiro para quem comeu a carne e não soube o que roer o osso. O recado das ruas também é para quem há muito tempo no cadafalso colocou mais de um pescoço. O recado das ruas, mais uma vez, transitou em legitimidade e em segurança pela capital e pelo interior do Estado de Mato Grosso. Escrevemos, queremos e seremos um só Brasil! Imprimir