Imprimir

Imprimir Artigo

15/10/2014 - 11:55

Professor

O Dia do Professor é comemorado no mundo inteiro, porém, em datas diferentes. Aqui no Brasil é festejado no dia 15 de Outubro, data consagrada também à grande educadora Santa Tereza d’Ávila. Foi nesta data que em 1827, o imperador Dom Pedro I, decretou a primeira lei que regulamentava o ensino em nosso país. A festa, no entanto, só começou a ser comemorada a partir de 1947.

Os professores têm uma função essencial na sociedade. Além de ensinar a ler e escrever transmitem noções de cidadania e responsabilidade, honestidade, trabalho, solidariedade, amor e paz, formando assim, o caráter de milhares de crianças e jovens. É por esses motivos que devemos agradecer nossos professores pela dedicação na educação e apoiá-los em suas reivindicações por melhores condições de vida. Considerando estes e outros valores de um professor, podemos constatar que sua remuneração está ainda muito aquém do que deveria ser. 


Trabalhar como professor exige muita responsabilidade e atenção, pois muitas vezes o professor é a primeira pessoa adulta, fora da família, que tem contato formativo com a criança. Este relacionamento é essencial para o seu desenvolvimento. Outro aspecto importante da vida do professor é sua formação pessoal. Sabemos que a atualização e formação permanentes, são elementos fundamentais para o bom desenvolvimento da docência.

A Emenda Constitucional n.º 14, de 12 de setembro de 1996, incentiva a formação permanente para professores. Toda a sociedade deve cobrar dos setores públicos esta habilitação de nossos educadores. Os últimos sensos sobre o assunto indicam algumas melhoras na situação educacional de nosso país; houve também queda nos índices de analfabetismo e aumento da escolaridade média. No entanto, em relação a outros países mais desenvolvidos, o Brasil ainda deixa muito a desejar. Sabemos que ser alfabetizado não significa apenas aprender a ler e escrever. 


O grande pedagogo brasileiro Paulo Freire dizia que “é necessário educar o jovem para não precisar punir o adulto”. Milton Nascimento, grande poeta e músico, canta na música Coração de Estudante, que “é preciso cuidar do broto, para que a vida nos dê flor e fruto”. Mas qual é a educação que estamos dando para nossas crianças e jovens? Como estamos cuidando deste broto? Basta olhar a grade curricular das escolas para perceber o quanto esta dimensão formativa da vida é negligenciada ou até negada às novas gerações. Matérias de caráter formativo e educativo como OSPB, Moral e Cívica e Ensino Religioso, foram simplesmente retiradas, deixando apenas matérias de cunho informativo.

Parece que não estamos interessados em formar cidadãos com princípios e valores, mas apenas oferecer informações para que possam adentrar no mundo universitário. Nossa sociedade hoje oferece muitos modelos de sucesso econômico, artístico e midiático, porém, está carente de MODELOS HUMANOS com princípios e valores e que preencham o interior das pessoas ou o chamado vazio existencial, tão comum em nossos dias. 


Parabéns aos nossos professores e que Deus os abençoe neste árduo sacerdócio educacional. Imprimir