Imprimir

Imprimir Artigo

02/03/2015 - 09:10

O que é um cão com pedigree ?

 Pedigree é um registro genealógico do cão de raça pura. No Brasil o chamamos de Registro Geral (RG). Ele é atribuído ao filhote de dois cães, ambos com RG pelo canil onde nasce filiado a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). Indica as características básicas do animal padronizadas, mostrando os ascendentes obrigatoriamente, até a terceira geração.  

   Mas porque devo comprar um cão com pedigree? Um cachorro de raça pura vai muito além de um simples registro, ao adquirir um cão com pedigree você terá a sua garantia de compra através de criadores idôneos, de canis legalizados e especializados, com acompanhamento de veterinários e todo tipo de cuidado com as matrizes e filhotes, conferindo garantia de procedência e temperamento.

   Para fazer-se um acasalamento, um criador sério estuda o pedigree de seu animal, sempre com intuito de selecionar, aprimorar a raça, e sempre estudando a genética de cada linha de sangue para aprimorar sua criação e prevenir possíveis doenças do cruzamento de duas linhas de sangue. Assim, a diferença de valores de um cão com ou sem pedigree, mesmo que grande, compensa em tranquilidade, e você estará colaborando para que as raças sejam preservadas e principalmente, para que as doenças genéticas não sejam perpetuadas.
  
Quando você compra um cão de raça feito em cruzamentos chamados “fundo de quintal’’ estará compactuando com desmistificação da raça, ou seja, são vendidos por pessoas leigas que resolvem cruzar seus cães em casa sem saberem o que estão fazendo, visando somente o lucro da venda dos filhotes,  tendo em vista que, a falta de conhecimento na hora de cruzar cachorro pode trazer uma série de complicações, como anomalias genéticas, displasias e problemas neurológicos.  

   Lógico que a paixão por raças tem o seu valor, mas adotar um cão vira-lata também é uma ótima opção para quem não quer se dispor de dinheiro, tudo bem que você não vai conhecer os pais dos filhotes, mas o amor e cuidado pelo animalzinho serão recompensados. Por uma questão de seleção natural, vira-latas costumam ser mais saudáveis e mais resistentes que cães de raça pura.
Imprimir