Imprimir

Imprimir Artigo

18/07/2022 - 10:18

A natureza impõe seus limites

              Este ano a Assembleia de Mato Grosso se transformou num ambiente de debates para trabalhar contra a preservação, e nós cidadãos comuns chegamos a pensar o que leva uma pessoa se posicionar dessa maneira: acabar com a Reserva Ricardo Franco; Construir 6 mini-Usinas no Rio Cuiabá, tirar Mato Grosso da Amazônia Legal, Liberar a Criação de Gado de forma extensiva no Pantanal de Mato Grosso, nada justifica essas ações destruidoras. 

             Felizmente ainda temos na AL/MT, Deputados que estão se colocando a frente e estão se destacando nessa luta pela preservação, que é o Dep. Wilson Santos e o Dep. Lúdio Cabral, e mais uns 2 ou 3, o que na verdade é pouco.     
 
             Eu me recuso a discutir esses projetos de destruições, porque é de uma incoerência descomunal e de uma falta de conhecimento sobre a verdade do meio ambiente, essas ações serão transformadas em estupidez, pois estão desconectadas do mundo.  

              Fica meu protesto para que:

              1 - Que mantenha a Reserva Ricardo Franco, e retirem os invasores de lá, remanejando para as áreas degradas e refazendo as pastagens, e entendam que não se cria gados em Áreas de Reserva Ambiental;
           
  2 - Que construam usinas longe de Cuiabá, pois Mato Grosso é autossuficiente em produção de energia, e que não queiram destruir o Rio Cuiabá, simplesmente porque alguns desinformados e em nome da exportação de energia para outros estados partem para o enfrentamento contra o povo ribeirinho que habitam no rio abaixo e no pantanal, e o que o povo cuiabano reaja, pois o nosso rio está morrendo, que se façam Usinas em outros estados, bem longe do Rio Cuiabá, por favor; 

            3 – Que entendam que tirar Mato Grosso da Amazônia Legal, não tem sentido, é mais uma ação para aumentar o desmatamento e diminuir as áreas das reservas em nome da produção agrícola, Mato Grosso tem muitas áreas disponíveis para plantação e produzir, pensem um pouco na preservação. 

            4 – O Pantanal de Mato Grosso ficou preservado com a ajuda dos criadores de gados e cavalos, por séculos, porque eles adquiriram essa cultura dos seus ancestrais, e não usaram defensivos, e tem o respeito pelo Meio Ambiente, e nunca pensaram em modificar a característica Pantaneira, mas ao liberar a criação de gado de forma extensiva para produtores que não conhecem a história e a cultura do Pantanal, com certeza, a destruição vem junta. Saibam que a pecuária extensiva, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas, que são ocupadas por latifúndios que passam a comprar as propriedades familiares.     
       
   De modo geral, não há tantos investimentos quanto na pecuária intensiva. Mas tenha certeza, que com essa Lei, virá junto com ela, à destruição com: aplicação dos agrotóxicos, as barragens, as queimadas e as máquinas trazendo todo tipo de poluição, tanto sonora como a química. Tem tantos lugares para criação de gado em Mato Grosso e os desinformados miraram suas ganâncias tendo o Pantanal como o foco da vez, infelizmente.       

            Cada vez que a ganância individualizada sobrepõe sobre a tentativa de preservar a natureza, em pouco tempo, ela, reagirá e trará castigos conta o povo nos aglomerados urbanos, e às vezes, muitos pagam pelo que não fizeram.   

          Veja o exemplo da ROSA que atrai os olhares dos admiradores com a beleza da sua forma, pela coloração forte e pelo aroma perfumado que espalha pelo ar, mas as pessoas ficam encantadas pela sua beleza e esquecem-se dos seus limites, e ao ficarem encantados levam-nas para casa e esquecem-se de ter o mínimo de cuidado com a sua preservação e são castigados pelos seus espinhos e com sua morte. 
       
 Mas, hoje o mundo evoluiu em relação à preservação e ao conhecimento sobre o Meio Ambiente, mas existem ainda alguns que têm a mente anestesiada e só pensam no encantamento pela produção e esquecem que devemos analisar mais e profundamente o resultado futuro e os prejuízos que o povo terá que enfrentar, pois a natureza coloca várias armadilhas e que estão espalhadas em cada passo que é dado nas nossas decisões e porque toda a forma de beleza da natureza está disponível, no entanto cobra responsabilidade, por isso, temos que ter todo cuidado, para não sairmos machucados, mas alguns se esquecem de que as Reservas Ambientais tem a sua legalidade para manter um pouco do que Deus projetou para nós.
         
 A vida consegue deixar os nossos caminhos inteiramente mágicos, a partir do momento em que nos ensina a contemplar a rosa sem que façamos a estupidez de achar que devemos destruí-la, pelo simples fatos de quer possuí-la, sendo o Deus da transformação e da destruição.     

              Nenhuma vontade individual sobrepõe ao desejo universal, não peça que tudo na vida siga o caminho de sua vontade. Reze para que as coisas aconteçam como elas precisam acontecer, e saiba que a natureza foi construída durante milhões de anos, mas pela irresponsabilidade de alguns pode destruí-la em pouco tempo. 
           
Temos que nos preparar e ajoelhar em orações, pedindo a Deus que ilumine nossos passos, na alegria da preservação, para não recebermos o castigo da tristeza vinda da pós-destruição, acabando com a vida, inclusive a nossa, da espécie humana.
Imprimir