Imprimir

Imprimir Artigo

15/06/2020 - 08:26

Muito Obrigado Professor Adriano Silva !!!

Cáceres e a Região Oeste começam o final do primeiro semestre de 2020 com uma triste notícia devido a uma grande perda: o falecimento do ex-reitor Adriano Silva. Homem que sempre defendeu a política, os princípios e a educação, eu o conheci há muitos anos, porém, tive um convívio maior com ele nesse último ano, a qual iniciei minha vida partidáriame filiando no partido DEMOCRATAS, por causa e a convite dele. Para prestar uma singela homenagem, venho, respeitosamente, contar 06 histórias que me marcaram e mostram bem quem era o professor Adriano Silva.
 
● HONESTIDADE: em todos os bate-papos que fazíamos, seja com correligionários do partido DEM (Democratas) e/ou com pessoas conhecidas da cidade, ele sempre dizia da necessidade de sermos honestos, e deixar um bom legado a nossos filhos e netos. Sempre quando nos uníamos,Adriano diziao seguinte: “se alguém quer entrar na política hoje, no ano de 2020 para poder ficar rico, certamenteirá às 06:00 da manhã de qualquer dia receber uma visita indesejada seja da Policia Federal, Gaeco, Gefron, etc.”.
 
● AFABILIDADE: Já perdi as contas de quantas vezes ouvi pessoas elogiarem o Adriano por atitudes tão simples, como a de retornar TODAS as ligações que lhe faziam, seja por chamadas perdidas ou números desconhecidos, isso é uma atitude tão rara de políticos de alto escalão como ele era, pois, alguns sequer atendem ligações, imagina ligar de volta, uma atitude quase inexistente no mundo político.Não esquecerei alguma das reuniões partidárias que participamos ele disse: “Se alguém tiver alguma dúvida me ligue, se eu não atender logo depois vou retornar”, e sempre o fazia.
 
● SERVENTIA: Adriano sempre honrou tudo que prometeu, desde 2019 ele prometeu que todas as decisões do partido democratas em Cáceres, que seriam tomadas pelo coletivo de correligionários, não pela vontade única do líder maior do partido em Cáceres (coisa tão comum em partidos políticos), que logicamente em Cáceres e na região oeste era ele, e posso afirmar que TUDO QUE FOI PROMETIDO, FOI HONRADO, (só não cumpriu a promessa de ser o melhor prefeito para nossa Cáceres, Deus o levou antes de cumprir essa última promessa), também sempre dizia para que nós tenhamos o cuidado com as promessas que faríamos em uma possível disputa eleitoral, dizia ele: “Eu não vou embora de Cáceres, não quero passar na calçada um dia e falarem que sou mentiroso, que só enrolo os outros ou sou malandro”.
 
• ALEGRIA: quem não o conhecia o achava muito sério e metido, mas aqueles que o conheceram, sabem como ele era muito bem humorado e brincalhão, lembro-me de uma passagem, fomos conversar com algumas pessoas populares da cidade que tinham contato com muita gente diariamente, uma dessas pessoas foi o meu cabeleireiro (ou cirurgião capilar, como ele prefere ser chamado) Joel Soares, ali na Getúlio Vargas, chegamos no salão e não tinha nenhum cliente, nem o próprio Joel estava ali, deveria estar no banheiro ou em outro local, o Adriano disse com aquele vozeirão que era próprio de sua personalidade: “Ué, não tem ninguém aqui? Thomas,sente-se na cadeira eu vou cortar seu cabelo”. Joel chegou na sala, ouviu e caímos na risada.
 
●DEFESA DA DEMOCRACIA E DA POLÍTICA:Sempre que ele falava da própria biografia, ele dizia como desde novo, era apaixonado por política (sempre me identifiquei muito com isso), primeiro no grêmio estudantil, depois na juventude do PMDB (Partido Movimento Democrático Brasileiro) depois na UNEMAT, onde sempre dizia com muito orgulho que tinha ocupado todos os cargos eletivos daquela Universidade, como chefe de departamento, diretor da faculdade, coordenador do campus de Cáceres e reitor, sempre dizia que o único cargo que não teve na UNEMAT foi o de pró-reitor, mas lembrava que era um cargo de nomeação do reitor e não eletivo, ele sempre defendeu muito a política, dizia que fora da política não havia saída, que era na urna que devíamos mudar nossa sociedade, através de eleições diretas, periódicas com voto secreto.
 
• SUA VISÃO QUE NA POLÍTICA NÃO SE DEVE FAZER INIMIGOS: Ele sempre dizia que na política devemos ter respeito pelos nossos adversários e oponentes. Dizia que não se deve fazer política com o fígado, se for para fazer política só por fazer, criticar só por criticar, sem construir nada, era melhor não entrar nessa vida, sempre fazia essa distinção,na política temos adversários e oponentes, nunca façam inimigos na política (isso me tocou muito, em uma época que vivemos em um Brasil tão polarizado, em que até se comemora morte ou agressões a adversários políticos).
 
Essa ultima, pude testemunhar com sua morte, muitos adversários e oponentes da política tanto na UNEMAT ou na política partidária desejaram sentimentos a família e amigos, (antes da morte desejaram restabelecimento a sua saúde), isso mostra que ele morreu sem fazer inimigos, apenas adversários e oponentes, como sempre nos ensinou.
 
Enfim, grande perda para Cáceres, para nossa Região Oeste, mas principalmente para nós amigos e para seus familiares, espero que a nossa fé em Deus ajude a sua Esposa Anelise, seus filhos Murilo, Julia e Henrique e demais familiares e amigos a superar esse momento difícil.
  
Obrigado, Adriano Silva!
 
Por fazer esse jovem de 28 anos acreditar mais na política!
Imprimir