Imprimir

Imprimir Artigo

18/11/2019 - 08:38 | Atualizado em 18/11/2019 - 08:44

'Violência contra mulher' é tema da redação do concurso de bolsas realizado pela Faculdade do Pantanal

Na manhã deste domingo (17/11) a Faculdade do Pantanal realizou a aplicação da prova para concurso de bolsas disponibilizadas pela instituição. O tema da redação foi “A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA”.

Os relatos sobre a violência contra mulher ocorrem a muito mais tempo que podemos imaginar (existem relatos na própria Bíblia, no Antigo Testamento).

Mas há quem diga: “Ele não me bateu!” A violência não somente ocorre com a agressão física, ela também pode ser moral, patrimonial, sexual e psicológica. Na verdade, muitas mulheres convivem em um ciclo de violência onde estas não enxergam a real situação, ou não conseguem romper com seus relacionamentos abusivos, por diversos fatores. De fato romper com este ciclo, não é nada fácil, mas o primeiro passo é pedir ajuda.

Quem olha de fora diz: “O que ela fez?” “Deve ter aprontado!” “Ela não se ama!” “Ela não tem vergonha na cara!” “Ela gosta de apanhar!”. Estas são algumas frases que escutamos quando se trata de uma mulher que sofreu violência. Pensamentos machistas, que até mesmo as próprias mulheres compactuam.

Infelizmente a repetição da violência contra mulher é algo tão forte na sociedade, que embora as vítimas registrem inúmeras denúncias, a violência só se encerra para algumas mulheres quando o feminicídio acontece.

Feminicídio significa a perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino, classificado como um crime hediondo no Brasil.

Mesmo diante da Lei Maria da Penha, considerada hoje como uma das 3 melhores leis do mundo, deparamos com altos índices de violência contra mulheres e meninas todos os dias. Muitas são as ações que visam a prevenção da violência contra mulheres e meninas.

No Brasil temos diversos órgãos engajados em mudar este cenário. Ocorre que crescemos ouvindo: “Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”. Mas deveríamos crescer ouvindo: “Em briga de um covarde e uma mulher, precisamos sim meter a colher”!

Conhece uma mulher precisando de ajuda? Abaixo alguns links da rede de proteção às mulheres.

Mapa do Acolhimento – www.mapadoacolhimento.org.br
Mete a Colher – www.meteacolher.org.br
Juntas – https://juntas.geledes.org.br
DeFEMde - https://facebook.com//DeFEMde/
O valente não é violento – www.onumulheres.org.br
Novas histórias para meninos e meninas – www.institutoavon.org.br

Sobre a autora:
Veronique Alves Ribeiro, Empreendedora Social. Coordenadora do Projeto MUDAR O MUNDO, Participante do programa JUNTAS TRANSFORMAMOS do INSTITUTO AVON.
Imprimir