Imprimir

Imprimir Artigo

31/12/2014 - 13:13

Cultura: Sinfonia e Concerto


      Um maestro. Uma orquestra. Uma secretaria. Um estado. Um legado. Uma primazia. Artigo indefinido singular, masculino e feminino. Um Hino Oficial desconhecido. Uma classe descontente. Um pires na mão. Uma ribalta de cortina fechada. Uma bilheteria esgotada. Uma platéia acomodada. Uma flauta falante. Um violino primordial. Uma viola artesanal. Uma peça teatral. Uma partitura musical. Uma poesia visual. Uma paisagem natural. Uma promessa eleitoral. Um cartão com votos de Feliz de Ano Novo. Uma população. Um povo.

      Toca a catraca. Soa o ganzá. Viva a lendária e catita capital Cuiabá. Mato Grosso doravante devidamente governado. Mato Grosso oxalá não mais apequenado. Mato Grosso plural e coletivo. Mato Grosso predicado e substantivo. Mato Grosso público e privado. Mato Grosso Estado federado. Mato Grosso expoente cultural. Mato Grosso muito mais do que um afluente do Pantanal. Mato Grosso muito mais do que uma clareira na Floresta Tropical. Mato Grosso muito mais do que um grão cultivado no Planalto Central.

      Cultura em tempo real. Expressão regional. Incentivo e amparo institucional. Probidade e capacidade administrativa. Cadeia produtiva. Publicações continuadas. Pesquisa, Ensino e Extensão de fato e de direito asseguradas. Escolas públicas e privadas visitadas. Letras compartilhadas. Estórias recontadas. Páginas desfolhadas. Arte e conhecimento. Saber em movimento. Costumes, hábitos e aptidões. Cantigas e canções. Moral, leis e manifestações.

      Cultura ao alcance popular. Cultura para ilustrar. Cultura para humanizar. Cultura para realizar. Cultura para integrar. Cultura itinerante. Cultura edificante. Cultura acumulada. Cultura conhecida. Cultura repassada. Cultura capitulada. Cultura difundida. Cultura conhecida. Cultura cultivada. Cultura regada. Cultura colhida. Cultura compartilhada.

      Nesta Sinfonia, a poesia não precisa de convite oficial. Ela se apresenta independente desta ou daquela temporada musical. Neste Concerto, a poesia não é apenas a rima livre em página de opinião publicada em jornal. Nesta Sinfonia, a poesia é verso assinado por mais de um autor. Neste Concerto, palmas entoadas pelas escolhas do capacitado “staff” do Excelentíssimo Governador de Mato Grosso, Pedro Taques, o nosso maior “interlocutor”.

      Certamente, com o maestro Leandro Carvalho na regência da Secretaria Estadual de Cultura, nós outros estaremos livres do derradeiro ato da extinção da mesma. Unida com o Esporte e com o Lazer, o destino da Cultura em Mato Grosso será o da continuada superação. Mãos na massa. Diante de nós, mais de uma sólida e viável construção. Temos os instrumentos apropriados. Somos uma Orquestra, dos afinados. Imprimir