Imprimir

Imprimir Artigo

19/10/2017 - 09:46

Liderança Sustentável: Um diferencial para as empresas

Sustentabilidade é um termo muito empregado para falar de cuidado com o meio ambiente e com o mundo. Mas a palavra pode ser usada em toda e qualquer área que se interesse por atitudes conscientes. Não é por acaso que ele foi parar nas empresas e consultorias de recursos humanos, culminando em termos como liderança sustentável. Aliás, você sabe o que é isso?

Os resultados de uma instituição não estão mais focados apenas nos indicadores financeiros. Buscar a evolução da organização, das pessoas e da sociedade são as principais características da liderança sustentável. O conceito segue o princípio da distribuição de poder e também prioriza o cuidado com o meio ambiente, para que as atividades desenvolvidas não ameacem o bem-estar das futuras gerações.

O líder sustentável precisa criar um ambiente favorável para que esse desenvolvimento aconteça. Uma das atitudes é saber reconhecer os pontos fortes e fracos da empresa e contar com o apoio de colaboradores qualificados para a gestão de cada área. Dentre os desafios estão a apresentação de produtos inovadores, praticar ações que aperfeiçoem a vida das comunidades e buscar o envolvimento das pessoas – ações que unem o tripé da sustentabilidade (ambiental, social e econômico).

A liderança sustentável implica também em agregar benefícios que melhorem a qualidade de vida dos colaboradores como um bom ambiente de trabalho, a participação nos lucros, bancos de ideias com premiações e uma causa social.

Ricardo Voltolini, autor de 5 livros sobre o tema, define líderes sustentáveis como “indivíduos que ‘lideram com valores’. ” Para ele essas pessoas têm grande capacidade de autoconhecimento e sabem a medida exata entre racionalidade e emotividade. Têm boas percepções sobre si, seus liderados e a empresa, e tomam decisões orientadas pela intuição e por convicções e princípios bem arraigados. Estão acima dos líderes convencionais justamente por terem essas capacidades mais elevadas.

Na organização, é preciso implementar o processo de mudança instituindo visão e missão relacionados à sustentabilidade; mensurar os desempenhos com base em metas específicas – como tratamento de efluentes, mitigação da poluição e dos gases do efeito estufa, gestão da água e luz; alinhar estratégias e metas com todas as unidades operacionais; envolver fornecedores na estratégia verde; comunicar os resultados e a evolução por meio de relatório de sustentabilidade e canais de comunicação da corporação; educar os stakeholders (partes interessadas), dentre outras atribuições.

A responsabilidade social e a sustentabilidade devem permear as decisões do novo líder empresarial. Em tempos de consumo excessivo e escassez de recursos naturais, o grande desafio mundial é aliar desenvolvimento com a preservação da biodiversidade e do meio ambiente.

Em uma corporação, esse gênero de liderança proporciona resultados como um maior aproveitamento das matérias-primas e do tempo de cada colaborador, o que gera mais lucros com menor impacto ambiental.
Preparado para incentivar os seus liderados sustentáveis? Então, Avante!
Imprimir