Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

01/06/2017 - 12:40

A novela "Malhação" e o preconceito policial

            Ao abordar o racismo, a novela juvenil "Malhação", da Rede Globo, em seu capítulo da última terça-feira (30/05), foi inadequada, infeliz e inverossímil. Colocou, maliciosamente, a Polícia Militar de São Paulo no pólo negativo, atribuindo comportamento completamente divergente do real aos personagens que interpretaram policiais. Tanto que provocou o imediato repúdio do comando da corporação – hoje a cargo do cel. Nivaldo Restivo, um oficial operacional afeito ao contato direto com a comunidade e, portanto, conhecedor do tipo de relacionamento entre o policial e o público nas diferentes situações. Igualmente indignados, os deputados federais Major Olimpio e Capitão Augusto, também protestam e pedem providências que recoloquem a questão no devido lugar.

            Os "policiais" exibidos na novela são exatamente o oposto do verdadeiro policial militar. Este é treinado profissionalmente para respeitar o cidadão, a diversidade e os direitos humanos, mesmo nos momentos de tensão que exijam o emprego de energia e até de força.

Qualquer policial de verdade que se comporte como os exibidos em "Malhação", se denunciado, teria grandes problemas com a corregedoria e sofreria todas as consequências, podendo até ser excluído da corporação e entregue à Justiça.

A obra é simplista e utiliza velhos clichês, não só em relação ao racismo sobre o negro, mas também ao oriental.

É obsoleta ao atribuir à família a opressão aos jovens na escolha de seus relacionamentos. Abordagens inteiramente defasadas no Brasil de hoje que, a duras penas, tem evoluído no trato da diversidade.

            É profundamente lamentável que episódios como estes ocorram e, por visão estreita ou preconceituosa de seus realizadores, tentem turvar a imagem de nossa instituição policial e de seus integrantes.

Melhor seria que, antes de externar suas  suposições, os autores e realizadores procurassem pela realidade.

A Policia Militar tem regras claras de procedimento e pune rigorosamente seus membros que atuem em discordância.

A televisão é um poderoso veículo de massa. Não pode ser utilizado para veicular, objetiva ou subjetivamente, conceitos não condizente4s com a realidade. Os policiais militares paulistas (e dos demais estados, com certeza), esperam que a Rede Globo se pronuncie, desfaça o grave erro e, principalmente, não permita que ele venha a ser reeditado no âmbito de sua programação.  
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet