Artigos / Ingrid Anne Schmidt

23/05/2017 - 10:19

DESANIMADO? Sua Alimentação pode ajudar

Hoje em dia quem não ficou ou está desanimado? O desânimo é originado por vários fatores, dentre eles a estresse, excesso de trabalho, deficiência de minerais, vitaminas, alterações hormonais, consumo de carboidratos simples (farinhas brancas), gordura saturada e trans, sedentarismo, excesso de medicamentos e outros.

Algumas vitaminas como as do complexo B, vitamina E, minerais como o zinco, magnésio, coenzima Q10, ácido fólico e alga azul spirullina podem ajudar na recuperação da energia celular. O mais importante a ser feito é aumentar a eficiência das nossas mitocôndrias (órgão produtor de energia em nosso corpo) que produzem energia e vitalidade.

Vou dar umas dicas de alimentos que irão melhorar esta indisposição, vejamos alguns:

1 – Alimentos como brócolis, couve, agrião, semente de gergelim. Sugestão é sempre tomar um suco detox feito com 1 folha de couve com o talo, folhas de hortelã ou salsinha, gengibre e uma fruta baixo índice glicêmico (maça; abacaxi; limão; morango). Este suco fornece uma quantidade boa de magnésio, zinco e outros minerais importantes. Além disso, ele ajuda no funcionamento do intestino, melhora a pele, a destoxificação hepática (eliminação de toxinas pelo fígado), reforça as defesas do sistema imunológico.

2 – Sementes como girassol e abóbora fornecem uma quantidade muito significativa de zinco e magnésio. Além de melhorar a falta de energia, elas ainda ajudam a ser pessoas mais alegres. Pois controlam as alteções de humor, principalmente em mulheres em TPM. Ainda melhoram acne, fazem bem ao intestino. Você pode bater em sucos, comer pura ou colocar nas saladas.

3 – Alimentos ricos em coenzima Q10 – abacate, sardinha, brotos e açaí são campeões nesta coenzima que fornece vitalidade para as nossas células, ajudam a melhorar muito a energia e a disposição. Sugestão para o consumo é fazer um suco com polpa de açaí com abacate e cacau 100% puro com mel. É um suco excelente para fornecer energia! EVITE o açaí com xarope de guaraná, leite condensando, sorvete (tem muito açúcar). O excesso de pode prejudicar a produção de energia.  

4 – Diminuir a ingestão de gorduras saturadas, trans, glutamato monossódico e carboidratos simples, açúcar. Estas substâncias estão presentes em alimentos de padaria (bolos confeitados, tortas), biscoitos recheados, sazon, caldo de carne, molhos e temperos prontos, sorvetes, pão francês branco, pão de forma branco, chips, salgadinhos e outros. Estes alimentos para quem quer ter mais vitalidade e energia precisam ser eliminados do plano alimentar.

5 - Outro fator fundamental é o equilíbrio com os hormônios corporais.  Praticar atividade física, retirar os alimentos descritos acima, praticar atividades que trazem alegria, ajudam muito.

6 – Utilize spirulina regularmente. Ela é chamada alga-azul, é comercializada em cápsulas, riquíssima em nutrientes para produção de energia, equilíbrio, beleza, fortalecimento ósseo. A venda em loja de produtos naturais.

6 – Cuidado com estes polivitamínicos prontos porque os minerais e vitaminas que estão neles não estão na melhor forma que o corpo absorve. Somente uma pequena parte é absorvida. Converse com um nutricionista ou médico para prescrição individualizada!

Dra. Ingrid Anne Schmidt – Nutricionista funcional, especialista em nutrição clinica.

Atendimento – Clínica Gastro e Derme (3223-4753)
Ingrid Anne Schmidt

por Ingrid Anne Schmidt

Nutricionista especialista em nutrição clínica; pós graduada em nutrição clínica e funcional.
Atendimento: Clínica Gastro e Derme (3223-4753).
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet