Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

08/05/2017 - 10:11

Lula, seus arroubos e a militância

           As promessas de comparecimento em massa das centrais sindicais e movimentos favoráveis ao ex-presidente Lula para se manifestar no entorno da sede da Justiça Federal de Curitiba, durante o seu interrogatório nesta quarta-feira, levaram o juiz Sérgio Moro a utilizar as redes sociais para pedir aos apoiadores da Operação Lava Jato que não compareçam. O magistrado diz ser desnecessária essa mobilização, visto que será apenas um ato judicial de rotina, o interrogatório de um réu conforme o processo em tramitação. Falou, inclusive, de sua preocupação com a possibilidade de confrontos e vítimas caso os opostos venham a se encontrar.

            Pelo que adiantou Moro, nada de especial vai acontecer no decorrer da audiência. Desfaz os boatos sobre a possível prisão do ex-presidente ou qualquer outra medida drástica que possa justificar mobilização pró ou contra o réu. Espera-se que isso coloque um pouco de água à fervura e impeça a radicalização.
         
   O próprio Luiz Inácio tem extrapolado ao se dizer candidato e ao ameaçar que, uma vez eleito, mandará "prender" aqueles que os criticam. Sua fala, certamente, é a de alguém acossado por centenas de denúncias que poderão, ao longo dos processos, levá-lo ao cárcere. Mas, por outro lado, explicita o seu verdadeiro conceito de democracia, mais para caudilho ou até ditador. Isso, quando vem acompanhado de mobilizações populares, pode significar algo incondizente com tudo o que se tem pregado nesse país desde a redemocratização.
         
   É importante observar que nos últimos anos se tem formado grupos que atuam como milícias, bloqueiam ruas e estradas, ocupam espaços públicos e privados e tomam atitudes radicais em nome de suas teses. Esses entes já foram chamados "exércitos" e seus dirigentes chegaram a ameaçar colocá-los na rua "de arma na mão". O governo, pelas suas forças institucionais, tem o dever de mantê-los sob controle para evitar qualquer surpresa e principalmente a perda de vidas em confrontos.

            Neste momento é fundamental a manutenção da ordem pública. Nada deve atrapalhar o trabalho da justiça no cumprimento de sua missão de desvendar com serenidade e independência os supostos crimes e punir os culpados, independente de quem sejam. Também não se pode impedir o exercício do direito de defesa, até para que as decisões não sejam meros castigos e, em lugar disso, representem o verdadeiro conceito de justiça, atribuindo a cada um dos implicados única e exclusivamente aquilo que a lei prevê para o seu procedimento apurado.
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet