Artigos / Francis Maris Cruz

07/10/2014 - 10:05 | Atualizado em 07/10/2014 - 10:06

Porque morar em Cáceres

No dia 06 de outubro, Cáceres completa 236 anos de fundação. Aqui, além dos cacerenses natos, encontramos pessoas, famílias, dentre elas a minha, que migraram para cá e não mais saíram, criando raizes. A beleza impar que a “Princesinha do Paraguai” possui; o calor deste povo acolhedor, que recebe tão bem a todos, criando laços eternos de amizade e familiares, visto que muitos migrantes aqui se casaram e tiveram seus filhos;

as dádivas de Deus para com Cáceres e seus munícipes é algo que transcende momentos de alegria e de felicidade e, igualmente, faz persistirmos e superarmos as fases difíceis.

Nos últimos 40 anos Cáceres se transformou num polo prestador de serviços especialmente nas áreas de educação e saúde, a partir da criação do embrião da UNEMAT e com a vinda de outras instituições de ensino (FAPAN, UNOPAR), assim como uma rede de serviços médico-hospitalares (clínicas de especialidades, hospitais,etc),além do comércio. Este ciclo de desenvolvimento muitas famílias, seja pela oportunidade de estudo, pela segurança em termos de tratamento médico ou em busca de emprego.

Mesmo com todos os seus encantos, para que tenhamos aquela Cáceres que tanto sonhamos e queremos, uma cidade melhor e desenvolvida, é necessário a união de todos na busca destes objetivos.

A Cáceres dos nossos sonhos, limpa, organizada, conservada, com canteiros e praças floridas, é possível, sim, e esta realidade está bem próxima de nós e, digo mais, é um sonho acessível. Só depende das nossas atitudes.

Cabe a cada um de nós manter a calçada limpa, a barranca do Rio Paraguai, a fachada da casa bem cuidada, não jogar lixo no rio, nas ruas, praias e praças, não deixar o mato invadir o meu e o seu terreno, só depende de mim, só depende de você. Cito o exemplo do cidadão Luciano Garcia, conhecido pela alcunha de “Buá”, morador do final da Avenida José Palmiro, bairro São José, que além de cuidar da frente da sua casa, cuida da rua e até mesmo do canteiro da avenida.

Quem procede de forma diferente, deve parar para pensar: “posso jogar o lixo na rua” e “é obrigação somente da prefeitura fazer a limpeza e mantê-la limpa”?.

Em Tóquio, Japão, com 32 milhões de pessoas, não se vê lixo na rua e nem lixeiras na calçada, mas a cidade está sempre limpa, pois os habitantes não jogam sequer um papel de bala, cigarro ou palito de picolé na rua. Durante os jogos da Copa do Mundo, no Brasil, os japoneses nos deram outra lição de civilidade, visto que depois dos jogos, recolhiam o lixo deixado por outros torcedores nas arquibancadas dos estádios.

Mas Cáceres também tem um belo exemplo de civilidade e o cenário é um dos nossos cartões postais - o Rio Paraguai: todos os anos, no mês de novembro, alguns heróis anônimos recolhem toneladas de lixo deixadas, durante o lazer, a pescaria, os passeios de barco, na barranca e até mesmo no leito do rio.

No dia 30/09, durante a posse dos membros do COMDEMA – Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente, eu sugeri ao novo COMDEMA a realização de uma campanha educativa no sentido de impactar visualmente a população. Tal campanha comportaria em fazer uma exposição de todo o lixo retirado do Rio Paraguai nas praças, durante três dias, em cada bairro da cidade. Penso que uma montanha de lixo acumulada tão próxima de suas casas irá incomodar as pessoas, especialmente aquelas que querem se desfazer dos seus dejetos jogando-os no rio. O efeito desejado seria conscientizar as pessoas a preservar o Rio Paraguai, uma das nossas maiores riquezas, aliás, uma das dádivas de Deus para Cáceres que falei.

Agora, quero falar de esperança, enumerando motivos para permanecer em Cáceres: Há possibilidades reais de muito em breve inaugurarmos uma nova etapa de crescimento em Cáceres. Estamos aguardando, com grande expectativa, o Governo do Estado de Mato Grosso licitar as obras da ZPE - Zona de Processamento de Exportação, pois, os projetos arquitetônicos e de engenharia respectivos já foram entregues ao Governador na semana passada. O Porto de Morrinhos em Cáceres está em fase de Licenciamento Ambiental. Esta importante obra de infraestrutura não só para o Município como ao Estado de Mato Grosso possibilitará a operacionalização do Porto e a viabilização da Hidrovia Paraguai-Paraná “o caminho das águas”, que trará o desenvolvimento, riquezas com sustentabilidade, preservando o meio ambiente.

Está sendo agendada uma reunião com o banqueiro e investidor Daniel Dantas para tratar da exportação de minério da jazida localizada em Mirassol D’Oeste, via porto de Cáceres e através da Saída para o Pacífico na rota de Cáceres – Bolívia - Chile.

Também nesta semana recebemos a visita do representante da empresa holandesa C. Steinweg (Brasil) Ltda., Sr. Tomas Verdino, que está fazendo um estudo de navegabilidade e viabilidade da Hidrovia Paraguai-Paraná, tendo em vista o interesse das empresas europeias nesta hidrovia.

Cáceres comemora 236 anos de muitas lutas e muitas glórias!

Sei da minha grande responsabilidade e tenho o compromisso de conduzir o Executivo Municipal de tal forma a acelerar o crescimento local, com obras de infraestrutura, além do trabalho que estou fazendo, com afinco, para trazer a ferrovia. Mas sei, também, que não farei nada sozinho, preciso da minha equipe, dos servidores, vereadores, autoridades constituídas, mas preciso especialmente de você, munícipe, que assim como eu, AMAMOS CÁCERES!

Por todos estes motivos é que vale à pena morar e acreditar em Cáceres!

Que Deus continue a nos iluminar, abençoar, proteger e a dar-nos sabedoria para construirmos uma Cáceres que queremos e que sonhamos.

Parabéns povo de Cáceres

Parabéns Cáceres!
Francis Maris Cruz

por Francis Maris Cruz

é presidente do Grupo Cometa e prefeito de Cáceres
+ artigos

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ADRIANA, em 08.10.2014 às 09:46

    ESSE TEXTO É UMA VERGONHA .. A CIDADE ESTÁ UM LIXO, ESSE PREFEITO MERECE QUE O LIXO DA CIDADE SEJA JOGADO EM FRENTE A CASA DELE ... ELE VIVE EM UMA UTOPIA ..

  • por nete, em 07.10.2014 às 11:41

    não somente o bairro são josé mas tem outros bairros que tbém cuidam, no bairro cidade alta tem uma aréa verde da prefeitura que alguns moradores cuidam plantam arvore para ter sombras e frutas .

  • por Taisa Costa, em 07.10.2014 às 11:16

    Meu Caro Prefeito Acredito no teu esforço, sei que até o fim do seu mandato muitas coisas boas ainda vão acontecer.Mas como disse não depende só do Prefeito, sim de todos nós!

 
Sitevip Internet