Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

20/03/2017 - 13:28

A carne e a credibilidade brasileira

                As informações da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, são gravíssimas e podem desencadear um grande impacto na economia nacional, já que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo e vê o setor colocado sob suspeição de irregularidades das mais primárias e irresponsáveis. A se confirmarem as práticas de reprocessamento de carne "vencida" e aplicação de substâncias impróprias ou até cancerígenas para a sua maquiagem e posterior comercialização, estará destruída a reputação que o país levou décadas para construir nesse delicado e exigente segmento do comércio internacional. Na dúvida, importadores europeus e chineses já anunciam restrições ao recebimento das remessas contratadas do produto. Isso exige pressa do governo na produção de esclarecimentos que sejam convincentes e dêem segurança ao consumidor. O presidente Michel Temer sabe disso, tanto que já anunciou uma força-tarefa para fazer uma radiografia do setor.
               
Além dos prejuízos econômicos e do trauma que esses fatos trazem ao mercado, fica evidenciada a fragilidade nacional. Setores de tão altas responsabilidades técnicas, que envolvem mais do que a economia a saúde da população nacional e internacional, jamais poderiam ser vulneráveis à promiscuidade que agora vemos denunciada. Seus operadores deveriam ser técnicos de carreira, nunca elementos indicados por políticos e sujeitos a pressões destes e do segmento econômico a que fiscalizam, que as notícias dizem fornecer propinas aos partidos e a seus eleitos. O setor manipula saúde e precisa ter como norte exclusivamente as diretrizes técnicas convencionadas e estabelecidas por lei. Não pode receber interferências de quem quer que seja, muito menos admitir a existência de propina ou favorecimento de qualquer espécie. É, acima de tudo, a questão ética, infelizmente a cada dia mais ignorada no Brasil.

                Toda a carga de informação produzida nos últimos dias, tanto pelas acusações da  operação policial quanto pela defesa dos acusados e suas entidades, leva diretor à desconfiança. Depois de ler e ouvir todos os lados, é impossível formar-se um juízo. Cabe ao governo, por seus órgãos técnicos e com boa estratégia de comunicação, revelar de forma absolutamente transparente à população e ao consumidor estrangeiro da carne brasileira o que realmente existiu e, além de tomar as medidas cabíveis contra os errantes, revelar quais as providências adotadas para sua punição e, principalmente, para que as irregularidades não se repitam.

                O Estado brasileiro carece de mais ampla reforma, começando pelo desaparelhamento político do serviço público. Há que se observar a separação harmônica dos poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – de forma que cada qual cumpra suas funções. Em todos os malfeitos de que se tem conhecimento não há como se ignorar a presença do promíscuo sistema político de coalizão. Isso precisa acabar...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet