Artigos / Padre Jair Fante

20/11/2014 - 10:07

Assembleia Diocesana II

Aconteceu, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, a 47ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de São Luiz de Cáceres. O evento aconteceu no CIC (Colégio Imaculada Conceição) e contou com a presença de mais de 300 lideranças advindas das 25 paróquias que compõem a Diocese.

O Tema da Assembleia foi: “Peçam ao Senhor da messe que envie operários”. A Assembleia foi coordenada por Pe. Jair Fante, coordenador de pastoral da Diocese.

No dia 14, sexta feira, aconteceu a Missa de Abertura na Catedral São Luis, seguida pela apresentação cultural da Banda do Quartel, executando músicas de cunho religioso. No dia 15, sábado, houve uma manhã formativa em torno do tema Vocação, pois 2014 está sendo o Ano Vocacional Diocesano.

Na primeira parte formativa, Pe. Evandro orientou sobre a dimensão eclesial, teológica e pastoral da vida presbiteral; Dom José concluiu esta parte falando sobre a dimensão espiritual da vida do presbítero.

Na segunda parte da manhã, Irmã Leila fez um relato dinâmico sobre a presença da vida religiosa na Diocese de Cáceres com testemunhos das várias congregações presentes.

Concluindo a manhã formativa, Irmã Denise orientou sobre o Ano da Vida Religiosa, proposto pela Igreja para 2015.

Ainda na parte da manhã Pe. Evandro abriu horizontes para a elaboração do Plano de Pastoral da Diocese previsto para 2015, indicando conteúdos a serem abordados assim como a metodologia comumente usada em sua elaboração.
 
Ainda no sábado à tarde, a assembleia voltou-se para a avaliação do ano em curso e outras questões decorrentes dos últimos anos de trabalho missionário.

Destacou-se então o estudo do Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades, uma nova paróquia”, as Santas Missões Populares realizadas na Diocese, assim como o grande valor dos subsídios de formação produzidos na própria Diocese e hoje utilizados em todas as paróquias num total de 13 mil unidades.

Destacou-se também, no Ano Vocacional, o lançamento do livro “Vidas Doadas”, elaborado pelos padres da Diocese e lançado em todas as paróquias.

As semanas vocacionais, amparadas e animadas pelo SAV, muito ajudaram no despertar vocacional e na conscientização sobre a importância das vocações na Igreja. Concluindo a tarde de trabalhos, houve o plenário realizado pelos 6 setores da Diocese e orientado pelo Pe. Edson Dias.

O segundo dia da assembleia foi concluído com a Missa Vocacional na Catedral e uma noite cultural com apresentação dos grupos folclóricos Guará trazendo o tema ecológico “cuidado e preservação das águas dos rios que banham o Pantanal”, o grupo Tradição com o tema “tradições religiosas de Mato Grosso, danças de São Gonçalo e Sirirí” e, por fim, o grupo Santa Clara apresentando a “vida de São Francisco de Assis”. Na ocasião celebramos também o aniversário do Bispo Diocesano Dom Antônio Emídio Vilar.
 
O Domingo, dia 16, foi dedicado à organização dos 6 setores pastorais da Diocese e sua organização para o ano de 2015.

A celebração de envio deu notas finais à Assembleia Diocesana. Agradecemos a todos os envolvidos na preparação e realização desta assembleia de pastoral. Deus seja louvado por tantas graças derramadas em nossa Igreja Diocesana.
Padre Jair Fante

por Padre Jair Fante

é Coordenador da Pastoral da Diocese de São Luiz, com sede em Cáceres-MT
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet