Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

27/02/2017 - 17:27

O impasse entre PMs e o governo capixaba

                Enquanto o governo do Espírito Santo, institucionalmente, negocia com as mulheres e filhos dos militares que bloqueavam as portas dos quartéis, prometendo não punir os policiais. O secretário de Controle e Transparência procura fatiar o movimento. Diz que a reivindicação salarial é apenas fachada e que a real motivação da parede grevista é política, envolveria o deputado militar Jair Bolsonaro, possível candidato à presidência da República em 2018 e, para sua execução, teria ocorrido o uso de "terrorismo digital", tanto que os supostos líderes e apoiadores militares já estão presos.

                Seria interessante o governo, enquanto empregador do policial militar, ouvir suas reivindicações e, com toda transparência, atender as que forem possíveis e dizer clara a convincentemente o que não pode implementar. Essa atitude serviria para recuperar a confiança perdida entre as partes que, para o bem da sociedade, têm de estar afinadas para uma boa prestação de serviços.

                Ao militar não é permitido fazer greve e, tecnicamente, os capixabas não fizeram greve. Apenas não saíram às ruas porque as portas dos quartéis estavam bloqueadas por seus familiares que, também sentindo as dificuldades do baixo salário, resolveram se manifestar e nada os impede de fazê-lo, pois são civis. O governo também não pode continuar ignorando o seu dever constitucional de pelo menos repor a inflação anual aos salários. Logo, como deu motivo ao movimento, se pensa em punir os policiais, também deveria ser punido por descumprir a Constituição.

                Quanto à prática do denunciado "terrorismo digital", há que se tomar as devidas precauções com a classificação. Verificar se o que foi divulgado pelas redes sociais seriam apenas opiniões contrárias ao governo e o direito à livre manifestação, e até onde as postagens podem ferir a legislação ou apenas a susceptibilidade do governador e de seus auxiliares. De outro lado, a insuflação do movimento por interesses político-eleitorais, precisa ser apurada devidamente e, comprovada, gerar as devidas punições no foro competente.
               
Temos que o estado do Espírito Santo está funcionando como um grande laboratório para o movimento reivindicatório dos policiais militares de todo o país, que enfrentam problemas análogos ao dos capixabas. Os governadores e os militares precisam observar, recolher as lições de lá partidas e, principalmente, impedir que forças estranhas aos objetivos, mesmo que representadas por pessoas do meio ou a ele ligadas, venham a enfraquecer as justas reivindicações dos militares que querem apenas salários dignos e boas condições de trabalho...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet