Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

17/02/2017 - 13:00

Fogo em ônibus, ato terrorista

            Atear fogo em ônibus tornou-se corriqueiro. Nas últimas semanas, dezenas de veículos foram queimados por vândalos, em diferentes pontos do país, a titulo de resistir às ações da polícia contra o tráfico de drogas e ações do crime organizado. Na maioria das vezes não houve vitimas pessoais, mas já ocorreram casos em que motorista e passageiros foram impedidos de sair do veículo em chamas e morreram. O desapontador desse quadro é que não se tem vislumbrado ações efetivas para colocar um fim a esse tipo de desobediência criminosa. Os veículos, na maioria das vezes destinados ao transporte da população da periferia são queimados, surgem boatos de que a ação se deu por represália, mas os responsáveis pelo fogo nem chegam a ser identificados, restando impunes.

            Desde que os governos, na ânsia de se pareceram cada vez mais democráticos, ensejaram espaço para o crime organizado dominar partes do território, a população vive subjugada aos grupos e existe locais onde a polícia tem dificuldade para comparecer ou só vai preparada para o confronto. Quando isso acontece, os criminosos se sentem no direito de protestar levando o terror à comunidade. Os veículos são queimados, em demonstração de força contra a instituição oficial. Não raras vezes, os policiais que participam do confronto que desencadeou o protesto contra o veículo de transporte coletivo ainda sofrem processos disciplinares.
           
O Estado não pode continuar apenas assistindo esse e outros atos de terrorismo contra a população. Se os veículos continuarem sendo incendiados e o patrimônio público ou particular seguir sofrendo depredações quando grupos criminosos ou segmentos descontentes forem contrariados, a nossa sociedade caminhará para o descontrole. Não basta a existência de seguros para restituir os prejuízos. É preciso garantir ao povo o seu direito de ir e vir sem sobressaltos nem riscos. Governos, Legislativo, Judiciário e entidades da sociedade civil precisam encontrar um meio de controlar o estado de barbárie que grupos criminosos e antagônicos procuram criar. Os responsáveis pelos agravos têm de ser identificados e submetidos aos rigores da lei. Se a lei for insuficiente para a tarefa, há que se reformá-la e atualizar seu conteúdo de acordo com as necessidades do momento. Do jeito que está é que não podemos continuar...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet