Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

11/02/2017 - 12:33

A greve de militares e o espírito público

               Ao mesmo tempo em que o Espírito Santo oferece ao pais o exemplo da dura realidade de um território sem policiamento – mortes, saques, ausência de transporte, desabastecimento e medo – e o Rio de Janeiro se mobiliza para evitar que a sua Polícia Militar também deixe de ir as ruas, os governos dos demais estados devem se preocupar com a possibilidade do mesmo ocorrer em suas jurisdições. As queixas dos policiais militares são similares em todo o território nacional. Em São Paulo, mulheres, maridos e filhos de militares marcam para a próxima quarta-feira, ato na frente do Palácio dos Bandeirantes, em busca de soluções para a crise que vivem dentro de suas casas. Seria muito interessante o governador Geraldo Alckmin e o núcleo decisório do governo terem uma proposta concreta para diminuir a tensão dessas famílias, que não recebem nem a reposição dos índices inflacionários e há praticamente duas décadas sofrem com as políticas de recursos humanos aplicadas pelo governo enquanto empregador.

                Todo policial militar sabe que não pode fazer greve, e não faz. Mas há na classe o sentimento de que os governos se prevalecem dessa restrição legal e dispensam aos militares tratamento patronal menos justo do que às demais categorias do funcionalismo, que podem parar o trabalho e fazer ruidosas manifestações que levam ao desgaste político. O quadro adverso hoje vivido no âmbito das instituições militares estaduais não existiria se os governos tivessem aplicado a reposição anual dos índices inflacionários, obedecendo ao estabelecido no artigo 37 inciso X da Constituição Federal. Ai, o que teríamos hoje a discutir seriam condições de trabalho e questões específicas da carreira.

                A válvula de os familiares agirem no lugar do policial impedido da greve deve ser entendida como a extrapolação do limite da resistência humana a situação adversa. Conjuges e filhos dos policiais não suportam mais vê-los dar sua vida – muitas vezes literalmente – à causa pública e não terem o justo reconhecimento do governo, que deveria se trazudir em salários compatíveis, protegidos da inflação e condições de trabalho. Os srs. governadores não devem se esquecer que, antes de militares submetidos aos regulamentos, esses homens e mulheres são seres humanos que não suportam ver suas famílias passando privações e se envergonham de não terem o suficiente para lhes garantir o sustento, o estudo e as condições básicas. Durante anos, eles recorreram aos empréstimos consignados para complementar seus salários, mas hoje não têm mais margem para emprestar. Aí bate o desespero, principalmente na mulher, que vê o marido dar toda a sua energia e esforço e, mesmo assim, não poder honrar seus compromissos.

                A greve de militares é proibida e acreditamos que em São Paulo não venha a se concretizar. A sua ocorrência em alguns estados demonstra a extrema gravidade do quadro a que a classe está inserida. O desfecho está entregue nas mãos dos governadores, que devem ter sensibilidade e compreensão para esse momento onde, mais do que autoridade, é necessário ter elevado espírito público.
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet