Artigos / Eduardo Póvoas

07/02/2017 - 13:39

Piracema

Há anos esse período de desova dos nossos peixes causa problemas insanáveis neste estado.

Não dá para aguentar mais decisões e mais decisões de burocratas trancafiados em uma sala com ar condicionado que venham interferir na vida de milhares de pescadores e de empresários do ramo.

Afirmo sem nenhuma dúvida de que enquanto o IBAMA continuar falando japonês e a SEMA falando mandarim, fica os pescadores e aqueles amantes da beira de um rio, totalmente desorientados, tal qual uma barata quando leva uma chuva de Bayon.

E vem a diretoria do IBAMA publicamente afirmar em tom de voz categórico de que pescar em rios federais e seu afluente está proibido até o fim de fevereiro.

Como coisa que a maioria dos ribeirinhos, pessoas humildes e com pouco estudo, sabem diferenciar rio federal, estadual ou municipal.

Alta funcionária do órgão afirma que pescar no Rio Cuiabá está terminantemente proibido, por ser ele afluente do Rio Paraguai e os peixes sobem para desovar.

Porem, pescar no Rio Manso que é afluente do Rio Cuiabá está liberado, pois na foz desse rio existem milhares de placas avisando aos peixes que daí para cima não é mais o Rio Cuiabá e sim o Rio Manso.

Como os peixes aprenderam a ler, nenhum deles subirá o Rio Manso, pois sabem que nessas águas correrão risco de vida (Dá licença!).

Tá na hora desse povo parar de zombar e de gozar na cara da população de Mato Grosso.

Empresários do ramo da pesca que o ano todo fizeram suas reservas, algumas delas internacionais, aplicando milhares de reais na manutenção de seus barcos e de seus hotéis, ficam à mercê de uma canetada de um cidadão ou de uma cidadã que de peixe mal entende no seu prato. Quer um exemplo? Aqui vai. Sabem os "estudiosos" que o pacú começa suas primeiras desovas ao atingir mais ou menos 45 centímetros. 

Pois bem, é nesse tamanho (de 45 centímetros) que se permite a captura dessa espécie, terminantemente proibido se capturar um pacu abaixo de 45 centímetros, tamanho que ainda não começou a desovar.

Isso seria a mesma coisa que o fazendeiro permitisse somente o abate de fêmeas na sua fazenda, o que faria com que, em um curto espaço de tempo, esse fazendeiro não tivesse mais nenhum bezerro na fazenda.

O Ministério da Agricultura passa da hora de colocar um freio nesses "senhores" dos rios e lagos de Mato Grosso. 
Tem que se colocar um fim nessa baderna que ameaça sem dúvida nenhuma, "quebrar" um dos maiores segmentos de turismo deste Estado.

Com a palavra o Ministério.
Eduardo Póvoas

por Eduardo Póvoas

É pós-graduado pela UFRJ.
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet