Artigos / Ingrid Anne Schmidt

05/12/2016 - 14:08

Qual a diferença entre os tipos de sal ?

Atualmente, pode-se encontrar diversos tipos de sal para comprar. Apesar de todos possuírem sódio em sua composição, existem algumas diferenças entre eles, como a quantidade de sódio, acidez e quantidade de minerais, além de diferenças de textura e sabor.
 
--- SAL DE COZINHA ou “refinado”: é o mais utilizado na culinária. O sal é processado para remover impurezas, o que reduz muito os teores de minerais e é ácido, podendo prejudicar .
 
--- SAL LÍQUIDO: é obtido pela dissolução de sal de altíssima pureza e sem aditivos em água mineral. Sabor suave.
 
--- SAL MARINHO: é mais caro do que o sal de cozinha por ser raspado manualmente da superfície de lagos de evaporação. Pode ser grosso, fino ou em flocos e dependendo da região que é retirado. Não é tão processado, preservando mais os sais minerais e é mais alcalino, ajudando quem tem pressão alta, má circulação, inchaço.
 
--- SAL ROSA DO HIMALAIA: é encontrado aos “pés” do Himalaia, região que a milhões de anos foi banhada pelo mar. Possui mais de 80 minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Por conta disso, os cristais ganham tom rosado e sabor suave. Indicado para todas as pessoas incluindo hipertensos, cardíacos, dietas de emagrecimento, dietas para aumento de massa magra, água detox.
 
--- GERSAL: é a mistura de sal marinho com gergelim integral. O gergelim é rico em cálcio que ajuda no controle da pressão alta, indicado para hipertensos, inchaços e retenção hídrica.
 
--- SAL DO HAVAÍ (negro) possui coloração rosa avermelhada por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro.
 
--- FLOR DE SAL contém 10% mais sódio do que o sal refinado. Na elaboração são utilizados apenas os cristais retirados da camada superficial das salinas onde se formam os grãos translúcidos. Possui sabor mais intenso e textura crocante, sendo indicado acrescentar após a preparação do alimento, em preparações gastronômicas e água detox.
 
--- SAL LIGHT: apresenta um reduzido teor de sódio com 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Porém, é bem processado e não mantem os minerais. Não indico muito pelo processamento. Indivíduos com doenças renais não devem utilizá-lo.
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto deve consumir por dia, 2,4 gramas de sódio, o que equivale a 6 gramas de sal refinado (1 colher de chá).
O excesso de sal está ligado ao aparecimento da hipertensão e doenças, como: osteoporose, câncer de estômago, asma e obesidade.
 
Você encontra no Empório Viva Melhor: sal marinho, sal rosa do Himalaia, Flor de sal, sal negro. Praça Major João Carlos, 112a (3223-2548), Cáceres. 
Ingrid Anne Schmidt

por Ingrid Anne Schmidt

Nutricionista especialista em nutrição clínica; pós graduada em nutrição clínica e funcional.
Atendimento: Clínica Gastro e Derme (3223-4753).
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet