Artigos / Padre Jair Fante

14/11/2014 - 10:16

Peçam ao Senhor da Messe

“Peçam ao Senhor da Messe que envie operários”... É com este lema que acontece neste final de semana, a Assembleia Diocesana de Pastoral de Cáceres. 2014 foi, para a Diocese, o Ano Vocacional.

A Messe é grande mas os operários são ainda poucos, dizia Jesus no seu tempo. Esta realidade permanece mesmo após mais de dois mil anos.

A população do planeta terra é, atualmente, de 7 bilhões de pessoas. A Igreja Católica, fundada por Jesus, conta com aproximadamente 410 mil padres espalhados por todo o mundo.

No Brasil, cuja população se aproxima de 200 milhões, temos 18 mil padres, número ainda insuficiente para o atendimento segundo a vontade de Jesus. De fato a “messe é grande, mas os operários são poucos...”

A Diocese de Cáceres conta hoje com pouco mais de 40 padres em atendimento a uma população de aproximadamente 400 mil habitantes distribuídos em 25 paróquias.

O padre é um homem que nasce, cresce e vive a sua vida de fé. Ele é escolhido dentre o povo e consagrado por Deus a favor do seu próprio povo. O padre é, de fato, alguém que, a exemplo de Jesus, “vem para servir e não para ser servido”.

Nas palavras de um grande missionário, que por estas terras consumiu sua vida – Frei Ambrósio Daydé, + 1945 – se pode perceber o valor do personagem em questão: “Os missionários araram a terra, construíram casas e igrejas; ensinaram as primeiras letras às crianças e a doutrina cristã ao Povo de Deus. Pregaram o Evangelho, distribuíram a Eucaristia a mãos cheias, e abriram as portas do céu a milhares de enfermos. No coração das vidas que passam, fizeram crescer a vida que fica”.

        Fazer história é sempre um desafio; portanto, um ato de bravura! Reconhecer e agradecer a quem registrou seu nome no livro da vida é um ato de sabedoria!                    

São mais de dez décadas de história partilhada e alinhavada por personagens como Dom Luiz Maria Galibert, como Dom Máximo Biènnés – hoje repousando na Catedral que ele mesmo construiu -, por Pe. Nazareno Lanciotti, que dou a sua vida pela fidelidade ao Evangelho e por tantos outros sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas que mantiveram a esperança e a fé do Povo de Deus vivas, apesar dos desalentos e desencontros próprios destas terras da Amazônia. É esta Igreja plena de dons, de riquezas espirituais e marcada também por dificuldades e fraquezas que aprendemos a admirar e sintonizar passos num ritmo cadenciado.

Sabendo que, mesmo com necessidade de acelerar o passo, não se deve apressar o rio, ele corre por si mesmo.

Como que em vasos de barro, esta história é hoje depositada em nossas mãos! Oxalá as gerações vindouras constatem – como o fazemos hoje em relação aos nossos antepassados – que nossa atual luta tenha sido nobre e digna de reconhecimento. “No coração das vidas que passam façamos crescer a vida que fica”.

Isto é assumir as responsabilidades de conduzir a história que nos é presenteada gratuitamente! É para isto que nos reunimos neste final de semana em Assembleia.  

Peçamos ao Senhor Jesus que dê a cada um de nós a capacidade de ouvir sua mensagem e levá-la aos nossos irmãos.
Padre Jair Fante

por Padre Jair Fante

é Coordenador da Pastoral da Diocese de São Luiz, com sede em Cáceres-MT
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet