Artigos / Ingrid Anne Schmidt

09/11/2016 - 11:25

A alimentação como aliada para amenizar sintomas de TPM

Qual mulher nunca teve pelo menos 1 sintoma dentre os mais de 50 durante a TPM? Atualmente também está havendo um novo tipo de tensão, que é a tensão durante a menstruação. E muitas mulheres possuem isto!

A TPM nada mais é que um conjunto de vários sintomas causados por alterações hormonais e que prejudicam a realização de atividades tranquilamente e deixa a mulher em estado totalmente diferente do que ela geralmente é sem a TPM.

Nesta fase há diminuição do hormônio do humor, a serotonina. As mulheres geralmente ficam mais irritadas, nervosas, com vontade maior de comer doces ou carboidratos e algumas não sentem vontade de sair de casa. Também ocorre a hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue), desregulação dos hormônios tireoidianos e desequilíbrio nas prostaglandinas (inflamação), aumentando a celulite.

Os principais sintomas da TPM são: ansiedade, irritabilidade, alterações de humor ou tensão nervosa; cefaléia, aumento de apetite, desejo por doces, fadiga, tremores e palpitação; depressão acompanhada por insônia, choro fácil e esquecimento; de ganho de peso, dores abdominais e edemas nas pernas.
 
Uma alimentação adequada pode amenizar os sintomas decorrentes neste período e alguns suplementos podem te ajudar a passar por esta fase muito bem.
 
- Consumir vegetais verde-escuros (rico em magnésio, que junto com o triptofano, produzem a serotonina). Fazer um suco de couve e bater com outras frutas como morango, manga e acrescentar chá de cavalinha com chá de centella asiática;
 
- Banana é rica em triptofano! Consumir 1 banana amassada com canela, cacau 100% puro e Stévia em pó que diminui a vontade de comer doces e ainda aumenta a síntese da serotonina.
 
- Outra dica é fazer uma vitamina de banana com soja (o leite desnatado e a soja são alimentos ricos em triptofano): bater 200 ml de leite semi-desnatado com 1 banana, fio de mel, 1 colher sopa de semente de girassol e 2 colheres de sopa de extrato de soja (além de ajudar no funcionamento do intestino e pele).
 
- Consumir semente de girassol e semente de abóbora. São ótimas fontes de vitamina B6, que ajuda a reduzir o mau humor, melhora inchaço.
 
- Existem as cápsulas de semente de abóbora também, que ajudam muito nesta fase. Outros suplementos indicados: óleo de prímula, óleo de borragem. Existe no mercado um suplemento chamado Boraprim, que já é a mistura destes fitoquímicos. Excelente para reduzir os sintomas de TPM.

Portanto, utilize a alimentação como sua aliada para deixá-la mais tranquila durante a fase de TPM e procure um nutricionista para programar sua alimentação nesta fase. 
Ingrid Anne Schmidt

por Ingrid Anne Schmidt

Nutricionista especialista em nutrição clínica; pós graduada em nutrição clínica e funcional.
Atendimento: Clínica Gastro e Derme (3223-4753).
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet