Artigos / Wilson Fuá

04/10/2016 - 11:56

O segundo turno é uma eleição diferente

              O segundo turno é uma eleição diferente, é uma  nova eleição, tudo que passou é passado, mas esse passado serve também para a avaliação de erros e o planejamento centrado contra um adversário único.

            As dúvidas estão soltas no ar e nas cabeças de todos: até onde será importante buscar apoio dos vereadores eleitos? Será que vale apena intensificar aparecimento de lideres no horário eleitoral? Será que é importante  mudar a imagem do candidato, veja que um foi caracterizado como “fala mansa” e outro caracterizado com “arrogante”, será que entonação da voz vence eleição? Será que é a hora de contratar um novo  Marqueteiro, que saiba  trocar pneus com o carro andando?


          São tantas dúvidas, sem deixar de pensar nas dívidas.

         Veja que o 2º turno é uma nova eleição com muitos ingredientes políticos e até com novas características: a começar pelo horário eleitoral gratuito, que terá o tempo  absolutamente igual para os dois candidatos, por isso, é importante usar preparar para o enfrentamento “olho no olho”, e buscar no passado do adversário, tudo que este fez de errado e soltar no ápice da discussão e no momento final do embate.

        O segundo turno é como se fosse uma decisão de campeonato com prorrogação, as duas equipes já estão cansadas e tem pouco tempo para recuperar as energias, pois a folga é de uma semana. É o recomeço do jogo com o placar zerado, o importante é desfazer o clima do  “já ganhou”, pois todos os detalhes são importantíssimos e são os pequenos objetos que provoca grandes tropeços.


        Mas em política, por ser uma Ciência Social, as decisões nunca são baseadas em pesquisas de caráter científico, pois o empírico em política não se sustenta só nos fatos, mas na visão de futuras ações. Os interesses são sempre soberanos  sobre a razão e a consciência são subalternas nas ações dos políticos considerados com definitiva, pois  o mundo político é composto pelo extraordinário e pelo imponderável.

           Agora para nós eleitores não podemos ser omissos, esse ato não ajuda a construir a democracia, pois é votando que se aprende a votar, mas infelizmente o resultado do primeiro turno foi registrado número absurdo de preguiçosos democráticos, por protesto ou por nojos dos políticos.


         O voto é uma ação que pode mudar tudo que está errado na vida da cidade, pois é através dele que mantemos a democracia e dá a possibilidade real de trocar os dirigentes incompetentes e desonestos, e a vontade da maioria vence, mas nem sempre a maioria é a melhor da composição da sociedade.         

          Em cada eleição são promovidas as mudanças, e as legislações vão sendo aperfeiçoadas, e as relações políticas entre candidato e eleitor vão sendo modificando para melhor, pois há a possibilidade de tirar do meio político, as sujeiras das relações corruptas nas compras de votos sem que haja participação do povo.  O importante é votar, pois de eleição em eleição, é que aperfeiçoamos a própria democracia, e temos a certeza que o segundo turno também funciona como a purificação e devolve ao povo subproduto do que sobrou, sendo caracterizado como o último filtro e a ultima peneira fina, da democracia nesta eleição.
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet