Artigos / Wilson Fuá

17/09/2016 - 08:24

A intolerância na política

Ao analisar os programas eleitorais, vemos que ambos os lados ficam o tempo todo exigindo respeito, mas o que se vê, são aparições onde os candidatos ficam a exalar sabedoria e perdem tempo a propagar a ignorância e desonestidade que existe do lado contrário, e os programas se plagiam entre si. 

Observando como se encontram os candidatos e o momento político, vemos que grande parte da intolerância no convívio democrático é fomentada pelos próprios líderes políticos juntamente os intelectuais que um dia lá no passado produziam lindos textos de oposição, e buscavam nas duras poesias acirrar o lado que se intitulava de esquerda, num país que não existe mais, pois aqueles líderes ditos de esquerda estão presos ou sendo investigados, pois enriqueceram a custo dos recursos públicos, se perderam pelos caminhos da desonestidade, e saíram da história pela porta do fundo, é por isso que no mundo politico, podemos dizer que hoje não existe mais direita ou esquerda, pois os interesses estão acima das ideologias, e atualmente são letras mortas inseridas nos artigos dos estatutos partidários e que estão jogados nos armários “empoeirados” das sedes dos partidos, por isso, que está tudo misturado num mesmo “balaio de gato” e tudo virou “centrão” .

Não sei se está em uma intensidade maior, mas, todavia é inegável que o espaço político está tomado pelo ódio. Podemos até dizer que há um aumento de sua influência e dependendo lado escolhido, você passa a ter uma marca. Antigamente, um discurso não precisava ser repetido várias vez para ser incorporado, pois logo em seguida estava dissolvido, mas agora o direcionamento está muito mais claro, pois de acordo com cor da camisa que veste vem a intolerância.

A concordância ou discordância cognitiva compõe a dialética que não é usada, porque não está inserida na grade curricular, mas serviria muito bem para distinguir o uso das marcas na política, pois hoje usada como se fosse um direcionamento de anúncios comerciais, mas no caso da opinião pública, não alimenta um mesmo ponto de vista, e não distinguem as ações das coisas em relação as ações criminosa de um político.

Cabe a cada um fazer a sua reflexão individual, e buscar o convencimento do que está certo ou errado, e não embarcar no mundo ilusório da política pelo poder repetitivo da propaganda eleitoral. O meio está cheio de analfabetos políticos, hoje mais do que nunca, a grande massa ocupada em busca da sobrevivência, e por isso, prolifera a desinformação e prospera a esperteza no mundo político, e muitas vezes, a maioria vencedora de forma democrática não é a mais circunspecta, e que por isso, após as eleições, nascem o ódio pela intolerância, o que gera incapacidade de convivência com os desmando e desvio de recursos públicos, que fatalmente ira fazer falta nas demandas de assistência social que deveria socorrer a camada social mais carentes.

Após as eleições, infelizmente a verdade das urnas chega sempre de forma atrasada, depois das eleições é que vem a realidade e a verdadeira face do candidato, aí meu amigo, só resta chorar as dores do arrependimento de ter votado num enganador travestido de político, que nas campanhas e nos debates exibiam o poder de saber sobre tudo e dava receitas para tudo, desde remédio para a infelicidade e até modelo de gestão, mas o grande responsável é o próprio povo, que tem memória curta e se esquece até em quem votou na eleição passada.
Wilson Fuá

por Wilson Fuá

É Especialista em Recursos Humanos e Relações Políticas e Sociais
wilsonfua@gmail.com
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet