Artigos / Dirceu Cardoso Gonçalves

17/09/2016 - 08:23

O Brasil e a ópera bufa

A cena política brasileira, infelizmente, se transforma numa ópera bufa. Durante todo o processo de impeachment, a presidente penalizada e seus seguidores denunciaram ao mundo a existência de um "golpe" e, mesmo advertidos de que ocorria apenas uma ação constitucional, não houve que os impedisse de continuar o alarde falso. Agora, o ex-presidente Lula, ao ser colocado pelos procuradores da Operação Lava Jato como chefe da quadrilha que assaltou a Petrobras, reage num longo e choroso discurso para militantes, onde se compara a Jesus Cristo, Tiradentes e Getúlio Vargas e, mais uma vez, fala em "golpe".
            
A paciência nacional está esgotada com tanta pirotecnia. Independente da opinião de cada indivíduo, o que o povo quer é solução para seus problemas, pouco se importando com as razões de uns e outros dentro da cena política. Ao mesmo tempo em que uns defendem, outros pedem cadeia para o ex-presidente e todo o seu séqüito. As redes sociais "fervem" num debate que chega às raias do absurdo e sugerem o confronto.
            
O cidadão comum, no entanto, quer apenas a solução para a crise e oportunidade de trabalho, educação, previdência social, segurança e outros bens que lhes são devidos pela estrutura da sociedade organizada. Esse indivíduo deveria ser poupado do embate, que serve apenas para indigná-lo e adicionar pessimismo ao seu dia-a-dia.

            Seria uma glória para a nação se todos os políticos fossem honestos e até que o próprio Lula e outros hoje acusados pudessem provar honestidade. No entanto, temos uma série de malfeitos revelados e entregues à apuração. Toda a população – exceto os envolvidos – espera que haja a mais severa e justa apuração e que cada um seja penalizado na medida exata de sua culpa, dolo e envolvimento. Nem mais, nem menos. O povo quer apenas isso e nem faz questão de culpar ou inocentar os envolvidos. O que todos querem é punir o crime.
            
O Brasil precisa da justiça, com a venda nos olhos na exata forma de sua representação na deusa Têmis, para ver e decidir apenas sobre o cometido, sem se preocupar em saber quem é e quais as relações sociais, econômicas e de poder do cometedor. E que essa ação se processe com a devida rapidez para evitar a perenidade do mal. Se Lula deve, prove-o e aplique-lhe as penas cabíveis. A ele e a todos os devedores. Se não, deixem-nos em paz. Por fim, quanto ao ex-presidente, ele precisa acautelar-se ao escolher seus paradigmas. Não esquecer que os três citados – Jesus, Tiradentes e Vargas – restaram mortos de suas contendas...
Dirceu Cardoso Gonçalves

por Dirceu Cardoso Gonçalves

Tenente – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)
+ artigos

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet